quarta-feira, 8 de junho de 2011

Faixa de Am pode migrar para o VHF e virar faixa extendida do FM

   Conforme eu tinha dito aqui e em redes sociais, havia a possibilidade de migração das emissoras de ondas médias para o FM sem necessidade de tirar as existentes ou fazer varredura profunda para abrigar mais canais na atual faixa. Isso é possivel, pois muitos receptores ja vem com faixa de Fm que vão de 76MHZ (canal 5) a 108MHZ, cobrindo toda faixa de FM. O meu rádio de ondas curtas Philco PH60 (modelo da Degen) já vem assim da mesma forma como vários celulares e MP3's. No Japão, por exemplo não é usada a faixa de 90Mhz a 108Mhz, mas de 76 a 90MHZ. 

      Se por um lado é bom porque salva as emissoras de Am de falência e dando sobrevida á elas, por outro lado isso é muito ruím, já que a faixa de ondas médias possui alcance de centenas de quilômetros. Se isso for implementado, deixaremos de ouvir excelentes rádios como Jovem Pan, Inconfidência, Itatiaia, Bandeirantes e etc, pois esta faixa ficará praticamente muda. Tomara que consigam digitalizar esta faixa ou mesmo use esta faixa extendida para digital, mas sem desativar as transmissões em AM. Quanto ao prazo do fim das transmissões analógicas de tv, acho dificíl elas sairem do ar nesta epoca, pois as emissoras e os fabricantes não estão investindo o suficiente na tv digital e nem o próprio governo os obriga a isso. E ainda se soma a isso o fato de que milhões de brasileiros ainda estarão assistindo em analógico em 2016. Diante disso vamos ver como vai ficar tudo isso. Leiam o texto do Tudo Radio.

 

Anatel apresenta plano expansão de faixa FM


Um assunto abordado pelo Tudo Rádio recentemente veio à tona novamente. No início do mês passado, o presidente da Associação Estadual de Rádio do Rio de Janeiro (Aerj), Hilton Alexandre, apresentou uma proposta que visa o crescimento das rádios AM em todo o Brasil. Segundo Hilton, a proposta prevê a migração das emissoras de AM para os canais 5 ou 6 da TV analógica ou para um canal da TV digital. O assunto foi debatido durante o Brasil Rádio Show, evento realizado no final de maio, em São Paulo.


Na quarta-feira, engenheiros da Superintendência de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) apresentaram uma pesquisa para radiodifusores e representantes da Abert, apontando que a expansão da faixa FM pelos canais 5 e 6 de televisão, com o objetivo de aumentar a disponibilidade de canais de rádio, é tecnicamente viável. Esta é a principal conclusão do estudo A extensão da Faixa de FM (eFM) e a migração da faixa de OM: o quê fazer com os canais 5 e 6 da televisão na era digital.
O estudo propõe que as rádios AM migrem para um canal adjacente na faixa de FM. A justificativa são as crescentes dificuldades enfrentadas pelas emissoras que operam em Onda Média, como o aumento do ruído urbano. “Muitos radiodifusores alegam que o rádio AM não terá excelente recepção como as FM quando o rádio for digitalizado”, explica o diretor de Tecnologia da Abert, Ronald Barbosa. Além disso, a expansão no espectro FM seria um caminho para digitalizar o rádio. “Aqueles que queiram digitalizar seu sinal AM poderão fazê-lo a qualquer tempo”, explica Barbosa.
De acordo com a proposta, a migração das rádios AM para a faixa FM seria voluntária. “A idéia é utilizar os canais 5 e 6 de televisão que são adjacentes à faixa FM”, explicou Thiago Aguiar Soares, engenheiro da Anatel e um dos autores do estudo. “Utilizamos os mesmos critérios técnicos usados para as faixas FM e conseguimos um plano viável, considerando distâncias mínimas”, explicou.
O estudo considerou as rádios de Santa Catarina. Mas, de acordo com os engenheiros da Anatel, o projeto piloto pode ser implementado em todos os estados brasileiros. A extensão da faixa FM será possível com a desocupação de canais de TV. De acordo com o Decreto 5.820, até 2016 os canais com transmissão analógica serão desocupados com a transição do sinal analógico para o digital.
Segundo Soares, os canais 5 e 6 foram escolhidos por serem adjacentes às freqüências de FM e pertencerem à radiodifusão. Segundo o estudo, o espaço aberto nesses canais têm capacidade de criar 57 novos canais de 200 KHz. Isso não significa que os canais serão criados, apenas que é viável, enfatizou.
Proposta
A proposta de utilizar os canais 5 e 6 de TV para aumentar a disponibilidade de canais FM não  é uma novidade. Alguns países como Estados Unidos e México já implementam projetos semelhantes. No México, 181 emissoras AM já migraram para faixas FM.
De acordo com Hilton Alexandre da Silva, presidente da Aerj (Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado do Rio de Janeiro), a proposta é uma solução para a digitalização do rádio. Além disso, é uma alternativa para desafogar o espectro, que está congestionado nos grandes centros urbanos.  A transmissão na faixa estendida deve ser toda digital, defende Silva. “Precisamos garantir que o rádio AM chegue com qualidade aos ouvintes e a solução é a transição para o rádio digital”, diz.
Ele afirma que, assim como ocorre na TV, as rádios devem funcionar simultaneamente nas duas freqüências durante o período de transição. “As rádios AM prestam um serviço muito grande, é a voz da comunidade. O rádio digital só vai avançar quando avançar a questão do rádio AM”, diz Silva.
No total, 95% das emissoras de rádio AM têm potência de até 10 kHz. “São emissoras pequenas e locais que sofrem com problemas como as rádios piratas. Seria um sopro para o rádio”, acredita.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Abert


Fonte:Tudo Radio

3 comentários:

MPierre disse...

Engraçado, falam bem do FM, mas, na Zona Oeste, é um horror pegar as principas emissoras onde emissoras piratas atrapalham as legais como a MPB FM.

Nos Walkman's ou nos radinhos de pilha, na Região de Guaratiba/Campo Grande/Santa Cruz, não se ouve algumas rádios como era a antiga Rádio Cidade e a FM O DIA. Nativa pega muito mal se não tiver uma antena para o FM.

OBS: sobre a MPB FM, nem usando a antena pega direito essa emissora.

Progress disse...

Como foi dito na matéria o FM tem qualidade de audio mas alcançe curto e vc há de convir que Pedra de Guaratiba é longe paca em relação ao Sumaré onde ficam as antenas transmissora. A exemplo das TV's tem que colocar repetidora no Mendanha.
Pelo visto as rádios CBN, GLOBO e TUPI já se anteciparam.
Sobre a TV DIGITAL sem comentários. Puro engodo.
Um abraço

turmiinha.do.bem disse...

eu gostaria de saber qual a faixa do canal de segurança AM e FM?