sábado, 14 de março de 2009

Sobre a espetacular recuperação da Bangu




A viação Bangu apos a venda para este novo empresário mudou da água para o vinho. Até maio do ano passado ela era uma empresa decadente com várias linhas desativadas e ônibs caindo aos pedaços.A administração Jacob Barata havia praticamente destruido a empresa, pois até linhas delas mesmo estando na sua mão estava sendo administradas por outras empresas do grupo, como é o caso da 383 que estava sendo administrada pela viação Estrela. Apos maio do ano passado, inicialmente pouca coisa havia mudado, pórem neste mesmo periodo as linhas 743 e 741 que ja estava desativadas voltaram a circular. A grande mudança mesmo ocorreu em novembro, quando a Bangu fez uma mega compra de ônibus com chassis Wolksvagem e carrocerias Mascarello, coisa inédita, pois desde a sua fundação na década de 60 ela só trabalhava com chassis Mercedes Benz.Uma outra coisa muito interessante que marcou essa mudança e á nova pintura, um amarelo onde no meio aparece um "B" com circulos, pintura essa criada pelo design de veiculos Alvaro Gonzales.Ele criou essa pintura para Bangu sob dois argumentos: o B com circulos foi feito para homenagear o bairro de Bangu e a antiga fabrica homônima através destes circulos que significa rolos de tecido e o segundo para retratar sua nova fase após anos de decadência em que passou.Vale lembrar que essa nova pintura venceu um campeonato nacional de pinturas de ônibus e frotas diversas, na qual a Bangu e Alvaro ganharam premios e trofeu por isso.Tal ônibus com essa nova pintura ficou exposta na feira de ônibus da Fetranspor que ela realiza a cada dois anos na Marina da Gloria .Este ônibus ficou exposto no estande da encarroçadora Mascarello, justamente para servir de vitrine de seu trabalho e também porque a Bangu assinara um contrato de fornecimento de carroceria com a mesma.
Logo apos esta feira, que foi em novembro passado, a Bangu começou a reativar todas as linhas que estavam desativadas.Começou-se pela 725, inicialmente fazia seu itinerario oringinal, mas que a pedido dos moradores de Mariopolis a mesma extedeu essa inha até la.Logo em seguida ela reativa a 742, que inicialmentefazia ponto no parque Leopoldina e não passava pelo Barata, para frustração dos moradores desta localidade, vale frisar que estes mesmos moradores fizeram um abaixo assinado para que alinha voltasse a fazer ponto e trajeto no Parque Real, como era até 1998, comforme foto a seguir:

Porém sem sucesso, a unica coisa que a empresa fez mais, mais que ja foi uma grande coisa foi coloca-la num trajeto onde volta a passar no Barata, indo para o Jardim Novo e saindo de lá, através da Rua Piraquara. Trajeto este que foi o ultimo trajeto antes da linha ter sido desativada no final de 2002, com a criação da variante da linha 777 via Rua do Governo. Esta mesma variante com a reativação do 742 havia sido extinta, mas devido ao protestos dos moradores da região esta foi reativada e o 742 passou a retomar o trajeto que ele fazia antes de parar.Com relação a 742 ouve uma excelente novidade:ele agora passa na porta da estação do metrô de Coelho Neto, o que foi uma grande ajuda para os moradores da região, pois poderão contar com o metrô para ir para Zona Sul e Centro, agora poderá se gastar apenasduas passagens que aindasim é caro, mas não se compara a gastar três passagens como era antes ou mesmo duas com condução de transporte deficiente. Agora com o metrô ja melhora bastante, espera-se que a Bangu e o Metrô Rio entrem num acordo e tente fazer uma integração do metrô com o 742 e o7 25, no qual para nos será um tremendo adianto, pois o valor da passagem irá ficar a um valor mais em conta, pórem isso depende da prefeitura e do governo do estado, ja que o metrô anda com sua capacidade no limite.Tal situação pode inviabilizar o acordo entre as partes.
Voltando a reativação de linhas, a 739 fôra também reativada, porém seu itinerário foi todo remodelado. Agora ele passa na Estrada do Realengo, não está mais passando no Batan e no Fumacê, em compensação está passando no Catiri e no Jardim Bangu, o que para os moradores daquela região foi um tremendo adianto, pois para poder ir para Barra, Centro e etc eles precisavam pegar três conduções, agora eles só pegam duas e dependendo da situação apenas uma, o que acarretou uma economia de dinheiro para aquela população. Tal fato fez com que a empresa Ocidental se mexesse e também fez com que aumentasse o numero de carros na linha 819, que antes da volta do 739 quase não funcionava, só funcionava com microônibus e seu itinerário estava todo tomado por kombis piratas. A propria 739 antes da reativação estava assim, só tinha kombis piratas e nada mais.
Ja o 383 este recebeu um maior número de ônibus assim como a 794 e 794b. No caso do 383, este recebeu ônibus com ar-condicionado com passagem no valor de R$2,50 e aumentou-se a frequencia da linha. As mudanças ocorreram até no reboque que era um caminhão Mercedes Benz e agora é um Wolksvagem.
Tais fatos fizeram com que a população das regiões cobertas pela empresa adquirissem uma certa admiração e porquê não um certo carinho pela empresa.Isso porque, com toda essa melhoria o respaldo da população foi imediato, ja que muitos deixaram de usar o transporte alternativo e voltaram a serem passageiros da empresa, o que mostra como eu ja venho falando aqui a tempos, que á Zona Oeste tem potencial de mercado e que é possivel ter lucro aqui, pois a população daqui possui a mesma ou até melhor poder aquisitivo do que outras regiões. Ou seja o pessoal da Bangu teve essa visão positiva, tanto é que houve uma alta recuperação nos lucros da empresa, em função destas melhorias.Vale lembrar que até comunidade no Orkut ela tem, da qual eu tambem participo, conform link que vou postar no final do texto, o que mostra a empatia que os passageiros adquiriram com esta empresa.
Devido a essas melhorias a Bangu se tornara uma depositaria de linhas na Zona Oeste.Falo isso, pois ela está cotada para assumir quatro linhas da Oriental e duas da Feital e se possivél até linhas da Ocidental, esta ultima com sérias dificuldades financeiras. No caso da Oriental, esta por determinação da prefeitura e num acordo com a Bangu, decidiu transferir as linhas 379,684, 394 e 395, transferência esta que só não ocorreu por conta de burocracias da prefeitura e do Ministério do Trabalho, pois com a transferencia das linha, teria que se definir o destino dos funcionários destas linhas, bem como direitos trabalhistas atrasados. Ja no caso da Feital, a Bangu assumiria a 367 e a 875, porém devido a falhas no acordo com a Feital, a transformação desta empresa em massa falida, cuja a falência foi aprovada pela justiça, pendencias judiciais e uma possível disputa com a Redentor com relação a 367, estas linhas ainda não forma transferidas para Bangu.
Com toda essa situação a Bangu se tornou a melhor empresa da Zona Oeste no momento. Com essa expansão que ela terá logo surgirá dois impasses: Como comprara novos ônibus? E onde vão guarda-los?Com relação a garagem, segundo fontes, a Bangu ja tem um terreno em Jacarepaguá pronto para isso, bastando apenas cosntruir a nova garagem e mandar os ônibus para lá .Ja no caso da compra de novos ônibus é que é mais complicado, pois com essa crise ecônomica que se estabeleceu desde outubro, os bancos estão dificultando o maximo o empréstimo, o que inviabilizaria a aquisição de mais ônibus.Vale lembrar que estes ônibus que ela adquiriu, fôra adquirido antes da crise de outubro do ano passado, por isso eles chegaram a tempo, mas agora com a crise se complica as coisas.Um alternativa seria ela comprar ônibus usados da Real e da Rubanil para poder operar essas linhas em carater emergencial, ja que assim como os donos destas empresas o Sr.Manuel também só trabalha com chassis Wolksvagem e também tem concessinárias da mesma, no caso a Rede Naciona Veiculos, por isso sugiro esta alternativa.Tal alternativa só valeria até a crise passar e a empresa com isso poder renovar frota, portanto ima solução emergencial, justamente para poder operar estas linhas que ele irá adquirir neste momento ruim em que a economia mundial está passando.
Diante de tudo isso só quero desejar parabens pela Bangu e seus controladores.Continuem assim, pois deste jeito vocês mostram o quanto a Zona Oeste viavél economicamente.Lembre-se a Bangu tem tudo para crescer. Com a falência da Ocidental, a Bangu será um excelente campo de trabalho, pois esta precisará de funcionários para se expandir por conta da sua expansão de linhas.Esta ficara maior do que era antes da recriação da Andorinha em 1995.Avante Bangu! Parabens!
Link da comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=5832161

Um comentário:

Marcelo Pereira disse...

O certo é Volkswagen, que significa "carro do povo" em alemão.