sábado, 30 de junho de 2012

Música no Fatos Gerais: Roberto Ribeiro - Vazio





       E como Samba, o verdadeiro, também é MPB e música de qualidade, o Fatos Gerais não poderia deixa-lo de fora. Diante disso, o Fatos Gerais oferece aos leitores Roberto Ribeiro, com a música Vazio. Uma curiosidade sobre este cantor, ele já foi vocalista ou intérprete da escola de samba Império Serrano e começou a vida como jogador de futebol em sua terra natal, Campos-RJ. Lamentavelmente  ele nos deixou em 1996 vítima de um atropelamento em Jacarepaguá, em função de já ter perdido parte da visão por conta de diabetes. Saudades eternas e continue brilhando no céu.
         Quanto a nós, cabe-nos a celebrar e curtir as músicas daquele que foi um dos melhores sambistas do Brasil, junto com Pixinguinha, Noel Rosa, Jamelão, Cartola e tantos outros e que mostram que a favela nem sempre produziu lixo.  Muito pelo contrário, já produziu muita coisa de excelente qualidade, mas que devido a mídia e a cultura das massas (alienação) iniciada e patrocinada pela Ditadura Militar e continuada pelos pseudo-democráticos, a população favelada deixou de produzir cultura de qualidade para produzir lixos em Miami Bass, que aqui nos chamamos de Favela Bass, não por causa da favela, mas porque seus maiores consumidores são destas localidades, embora não tenham sido eles os criadores deste rítmo e sim os estadunidenses de Miami, onde este rítmo chegou a ser reprimdo pela policia de lá.
        Isso mostra que quando os moradores da favela ouviam e produziam samba e seus derivados, eles produziam algo de qualidade e nacional, e sobretudo algo criado por eles mesmos. Não foi uma coisa introduzida em carater industrial e manipulativo como o Favela Bass, o samba nasceu na favela é original dela, ainda que tenha seus primórdios na África, uma vez que este veio com os escravos e de forma natural e expontanea, acabou ganhando qualidade e forma, que já tinha na África, ou seja, não foi implantado, veio naturalmente com as pessoas que nasceram e ouviram este tipo de música desde criança, estando aqui ou na África. Apenas ficou aprimorado. E graças a isso que a favela ganhou boa fama e começou a ser bem vista pela sociedade, justamente por causa do samba, devido a sua qualidade musical. Mais ainda, o samba retrata o que o favelado é inteligente (muitas vezes mais inteligente do que quem mora no asfalto), batalhador,culto e trabalhador, o que foi ofuscado pela industria de massa e pela mídia. Na verdade, isso minimisou a má fama que a favela tinha e ainda tem, de ser reduto de bandidos, traficantes e etc.  Já o Favela Bass faz o contrário, mostra o que ha de pior da favela, ou seja, suas piores mazelas, como analfabetismo, tráfico de drogas, exploração sexual, pedofilia e um monte de coisas ruins que não existe só na favela, ou seja, denigre as pessoas que lá vivem e que não pensam e agem da mesma forma, onde a maioria de seus moradores não realizam tais práticas e nem são assim, porém devido ao Favela Bass, acabam estigmatizadas.
      Sobre essa questão dos benefícios que o samba proporcionou as favelas e os malefícios do Favela Bass e da cultura de alienação, aconselho aos leitores a lerem os blogs O Kylocyclo, Mingau de Aço e Planeta Laranja, dos irmãos Alexandre Figueiredo e Marcelo Pereira. Alí conta detalhadamente e de forma esclarecedora como os governos, a midia e o empresariado utilizam a industria do entretenimento para manipular a população, sobretudo a população pobre, como começou e de que maneira este processo foi iniciado. Tais textos escritos por eles são verídicos e endossados inclusive por grupos de comunicação promotores da cultura de alienação como a Globo, Abril, Estadão, onde estes fizeram reportagens em seus canais (O Globo, Veja, Estado de São Paulo) confirmando tudo o que estes irmão já vinha denunciando ha anos.
       Outro esclarecimento, o Roberto Ribeiro não nasceu na favela e sim num bairro pobre de Campos, mas frequentou por muito tempo o Morro da Serrinha, em Madureira, favela de onde se originou a Império Serrano. De qualquer forma vamos celebrar e curtir tudo o que esse homem foi para cultura nacional. Ouçam e tenham um bom descanso. E só!

Nenhum comentário: