segunda-feira, 30 de julho de 2012

Telemídia lança Ginga para windows

     


      Eu havia instalado num windows xp instalado numa máquina virtual. Depois testei no laptop da minha esposa que também tem o Windows XP, só que instalado nativamente. Neste caso funcionou. Dessa vez ficou mais facil desenvolver aplicações para TV digital em NC-Lua, pois antes utilizando máquina virtual estava dificíl, pois ficava muito pesado para realizar testes nas aplicações.
    Agora, só falta eles fazerem uma versão para linux de verdade, com a instalação já compilada e pronta para ser instalada, tal qual fazem os programadores em empresas que fazem aplicativos em deb, rpm e apk. Da maneira como estava sendo feita no línux, com máquina virtual fechada ou em cd rom que não dava opção de instalar como se fosse um sistema operacional nativo sem precisar de gerenciadores de máquinas virtuais, realmente não dá. Dessa vez, o Luiz Fernando Soares acertou. Parabens!


PUC-Rio lança Ginga para Windows



Continuando a série de lançamentos do Ginga, iniciada em maio, hoje a PUC-Rio anuncia o Ginga4Windows: um exibidor (player) NCL-Lua para Windows.

Agora qualquer usuário Windows pode facilmente instalar e rodar o Ginga. E o melhor, como sempre, sem pagar nada, e tendo o código aberto. Usuários do NCL Composer podem desenvolver aplicações e testá-las no ambiente Windows. O que já existia para Linux, agora existe também para Windows e, muito em breve, também para MAC.

Importante: Fabricantes de receptores que possuem lojas com aplicações NCL, e Emissoras de TV com portais com aplicações NCL, podem agora ter seus conteúdos/aplicações rodando em qualquer máquina com Windows, Linux e, em breve, MAC, sejam elas TVs, PCs, SmartPhones, tablets, etc.

Desenvolvedores de aplicações NCL/NCLua não ficam mais restritos à difusão de suas aplicações pela rede de radiodifusão. Ginga4Windows  (como o Ginga4Linux) vai ao encontro da convergência (tanto quanto aos tipos de receptores, quanto às plataformas de redes de distribuição, quanto aos sistemas de DTV).

Ginga4Windows pode ser baixado a partir de http://www.gingancl.org.br/pt-br/ferramentas

Vejam tutorial de como integrar o Ginga4Windows com o NCL Composer em http://composer.telemidia.puc-rio.br/en/doc/user_manual_0.1.1/overview/run

Exemplos de aplicações NCL/NCLua podem ser obtidas de: www.clube.ncl.org.br

Ginga4Windows é o mais novo lançamento da série começada no mês de maio:

* 03/05/2012  Livro : Programando em NCL

* 13/05/2012  Ferramenta de autoria NCL Composer

* 21/05/2012  NCL Handbook

* 06/06/2012 2nd IPTV Application Challenge

* 27/07/2012 Ginga4Windows
http://www.gingancl.org.br/pt-br/ferramentas

Ginga-NCL 

O Globo

Nenhum comentário: