sexta-feira, 13 de julho de 2012

Chega aos cinemas a adaptação de 'On The Road'


Obra-prima do escritor Jack Kerouac, o livro On The Road ganha hoje sua adaptação cinematográfica. O filme francês falado em inglês está estreando no Brasil antes mesmo das estreias na França e nos Estados Unidos. Em parte, isso pode ser atribuído ao fato de o filme ser dirigido pelo cineasta brasileiro Walter Salles, escolhido a dedo pelo produtor Francis Ford Coppola para a tarefa.

Li On The Road há alguns anos. O livro é absolutamente autêntico ao retratar a época do pós-guerra através da história fictícia de um grupo de jovens que resolvem viajar pelas estradas americanas para encontrar amigos e ter novas experiências. É uma obra que engrandece a mente de qualquer um que lê. Comigo foi assim. Poucos livros me foram tão impactantes como esse. Não a parte dos excessos dos personagens, mas a busca deles por liberdade e amigos. O exemplar que li é uma tradução da versão lançada por uma editora americana em 1957, que só aceitou lança-lo depois de suprimir uma série de páginas. Mesmo assim, o livro não deixou de ser uma obra-prima e um sucesso, principalmente depois de uma resenha favorável publicada no New York Times. A versão original de 1951 (escrita com máquina de escrever numa bobina única, sem uso de parágrafos, em 1951) foi publicada algum tempo depois. Acabo de adquirir uma tradução desse manuscrito original. Será uma de minhas futuras leituras.

Não vi o filme ainda. De modo que prefiro comenta-lo depois de assistir. Espero que o filme faça jus à obra literária, ainda que seja impossível retratar no tempo do filme todas as aventuras dos personagens do livro, mesmo a versão mais curta e clássica de 1957.

Nenhum comentário: