domingo, 13 de março de 2011

Sobre o surgimento de novos partidos politicos





       Nesta semana, estava lendo uma matéria escrita pelo colunista Carlos Newton do jornal online Tribuna da Imprensa (que assim como o JB já foi impresso) sobre a criação de partidos politicos. Segundo ele, no TSE há pelo menos 30 entidades tentando conseguir o registro para virarem partidos de verdade. Destes, o que ele destacou foram o Partido Novo( defendendo ideias velhas e nocivas), a volta da UDN ( já não existe o DEM?), e o Partido Militar Brasileiro.
     No caso do Partido Novo, este é formado por executivos e empresários que alegam que os partidos que oficialmente defende suas ideias como o DEM, PSDB, PR, PP e outros de direita, não os representa de fato. Este partido tem como slogan que o estado é uma empresa, e o contribuinte, cliente. Defende a redução de impostos e uma administração baseada no principio empresárial onde a mesma tem que gerar lucros, resultados e etc. Defende que candidatos não podem ser reeleitos. Dizem que será um partido sem politicos onde os seus quadros deverão ser gente qualificada e profissional em termos administrativos e não politicos. Em nenhum momento o programa do partido cita politicas para área social como politicas para redução das desigualdades, como investimentos em educação, moradia, renda e etc. É um partido de ideias neoliberais ao extremo. Por conta disso, este partido já recebeu o apelido de "partido dos empresários". O que faz com ele tenha este apelido também, é o formato da plástica do site, que lembra um site uma empresa de verdade, com formato sofisticado, muito bem feito e que foi feita por publiciários. Segundo seus dirigentes, já foram gastos R$200,000,00 em consultorias jurídicas, campanhas em sites de relacionamentos e outros serviços. Empresários do Brasil inteiro estão sendo  convencidos a participarem deste partido ou assinarem o abaixo assinado para sua fundação.
     Já o Partido Militar Brasileiro seria um partido para dar voz e representação aos militares em suas revendicações e ideias. E um partido de direita, porém com aqueles conceitos da boa direita como o nacionalismo, por exemplo. Porém, peca ao dizer que são a reserva moral do pais, uma vez que foram os protagonistas da maior agressão que o povo e o Brasil sofreram nos últimos cinquenta anos, a Ditadura Militar, onde os militares se associaram aos setores mais corruptos, obscuros e nefastos das sociedades brasileira e mundial, como a americana,  para destruir o país que eles dizem defender e não defendem. Por causa disso, a reputação das forças armadas ficaram sériamente manchadas.
      Outra novidade também é a volta da UDN. A sua volta sôa estranha, pois ela ainda existe ainda em vida na forma de Democratas e como sucessor oficial, o PP ( O PP foi ARENA, PDS,PPR,PPB até virar PP, mas como a maioria dos seus quadros sairam dele para fundar o PFL (Democratas) este útimo recebeu a alcunha de sucessor do PDS). No texto de Carlos Newton não cita os autores da refundação do partido.
   E ainda tem um terceiro, que o Partido da Democracia Brasileira. Este partido está sendo criado pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab e outros membros do DEM e do PSDB para burlar a legislação eleitoral que diz que o cargo pertence ao partido. Como estes politicos estão alijados da estrutura federal onde está o dinheiro dos impostos e como estão no limite do ostrascimo, estes estão abrindo mão da ética (que eles ja não tem mesmo) e da ideologia e estão querendo migrar para os partidos governistas, mas como a legislação não permite, eles querem criar um partido para se fundir com um governista. No caso, PDB seria criado para abrigar esta gente e em seguida ser fundido ao PSB nos mesmos moldes que ocorreu com o PL e o PRONA que originaram o PR, por exemplo.
     E  tem também o Partido da Pátria Livre, que descobri no site do TSE e já conseguiu registro provisório em vários estados do país como São Paulo e Espirito Santo, por exemplo. Este partido é apenas uma mera legenda aluguel pelo formato de suas propostas, que são extremamente superficiais e que pouco acrescentam.
      O que menos precisamos é de partidos, pois temos partidos demais e que são puras legendas de aluguel ou fisiológicas como o PMDB e o PP, por exemplo. Hoje para fundar um partido, é necessário ter pelo menos um grupo de no mínimo 101 pessoas  de diversos estados  do pais e não apenas um ou dois, ter um estatuto e se registrar tudo num cartório de registro civil de Brasilia. Após isso, é requerido o registro provisório no TSE que divulgará seu pedido de oficialização no Diario Oficial da União. Estes procedimentos não garantem a existência do partido, para que ele exista e ganhe em definitivo um número de legenda, ter direito ao fundo partidário e possa lançar candidatos, seus fundadores tem que colher no mínimo 200 MIL ASSINATURAS NO BRASIL INTEIRO, o que não é uma tarefa fácil. Até a mini reforma eleitoral, era necessŕaio no mínimo 1 MILHÃO DE ASSINATURAS. Partidos como PRB e PSOL que foram criados antes da mini-reforma só se tornaram viáveis, pois o primeiro contava com a máquina e os fieis da IURD e  outro com uma militância extremamente ativa herdada dos quadros do PT que coletou as assinaturas nas ruas do pais. Se não fosse isso, não existiram hoje. No caso do partido do Kassab, sua situação é bem mais difícil, pois não possui uma maquina de mídia e religiosa  como a do PRB e muito menos uma militância atuante como a do PSOL. Por isso este partido pode nem sair do papel.
    Do ponto de vista defendido por mim, Leonardo Ivo, autor deste blog, deveria dificultar ainda mais existência de novos partidos, pois já temos partidos demais e que não representam ninguém a não ser os estelionatários publicos chamados de politicos. Partido pequeno poderia até existir desde que tenham ideologias, e que estas ideologias sejam de fato a razão de existir do partido, como foi o da UDN, partidos comunistas, nazistas, Verde entre outros, que estas se sobrepunham aos interesses pessoais dos membros deste partido e que sejam éticos na aceitação de membros como candidatos a cargos eletivos. Partidos sem ideologias, com baixo desempenho nas urnas, com forte histórico de corrupção, e com membros que são tão bandidos quanto estrupadores, pedófilos, traficantes e milicianos e etc tem que ter seus registros cassados e seus membros responderem criminalmente por cumplicidade nos crimes contra o Estado e o povo, uma vez que nada fizeram para expulsar ou mesmo proibir a entrada de bandidos em suas agremiações.
      Defendo um estado condominialista onde a adminstração do pais seria a reprodução de um prédio ou igreja (evangélica séria ou católica) onde o que é privado e publico jamais se misturam, onde religião  e estrutura estatal jamais se misturam, onde ideologias inadequadas ficam de fora do mesmo, onde todos sem excessão tem acesso as informações sobre os gastos e arrecadações do Estado, aonde são aplicados e principalmente DECIDEM ONDE O DINHEIRO ARRECADADO DEVE SER APLICADO, onde ficam conhecendo quem entra e quem sai do pais e principalmente TODOS DECIDEM DIRETAMENTE SOBRE OS DESTINOS DE TUDO O QUE DEVE OU NÃO SER FEITO NO PAIS, sem paixões, da maneira mais racional possível e aonde todos são ouvidos e conseguem enviar ideias e propostas. Este é o estado condominalista que defendo e da qual é a função oficial do Estado Nacional, a de ser um CONDOMÍNIO e nada mais. Se ele cumprisse a função pelo qual foi concebido, todas as atrocidades que conhemos no passado, acontecem hoje e ainda ocorrerão jamáis ocorreria, pois o povo saberia muito bem se defender de situações como as que conhecemos na mídia e nos livros de história, tal qual o fazem em condomínios e em estruturas de religiões sérias. Eu ja escrevi sobre isso dois meses antes das eleições do ano passado, pois acho um desperdício discutir politica quando se sabe que o estado é um  macro condomínio.
     Torço para que estes partidos não saiam do papel, pois como disse ja temos partidos demais e destes novos, alguns defendem idéias nocivas ao país e que quando foram aplicadas, causaram um tremendo desastre geral abrindo margem para oportunistas e aventureiros. Vide o caso do estado do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul e em termos de países, Argentina, Venezuela, Bolivia e Equador dizem muito sobre o que neoliberalismo causa. O próprio país promotor desta nociva ideologia, os EUA estão provando do seu próprio veneno e tendo que se desfazer de parte do seu neoliberalismo. Seria muito mais fácil pegar um destes partido existentes e reforma-los transformando-os em partidos com ideologia de verdade. Pensem nisso. E só!

Site dos candidatos a partidos politicos:
http://www.partidomilitarbrasileiro.com.br
http://novo.org.br/
http://www.patrialivre.ibtv.com.br/

Site e blogs que abordam esta matéria:

http://blogdeumsem-mdia.blogspot.com/2011/03/politica-vem-ai-o-partido-dos.html
http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=16451

Um comentário:

MPierre disse...

Esse partido de empresários, se bobear, iria privatizar o Palácio do Planalto, Palácio da Cidade, Palácio Guanabara, etc...

Nem falo a Previdência Social onde, no Chile com ditadura e tudo, foi privatizado.

Um outro detalhe: no período eleitoral, as emissoras de rádio e de TV tem que dar o MESMO espaço de partidos como PMDB, PT, DEM, PSDB, etc... com esses partidos que, com certeza, devem ser nanicos. Isso eu questiono até porque os candidatos majoritários desse partidos pequenos sequer atingem 0,5% dos votos válidos. Para não dizer um absurdo que está em lei (Lei 9504/97) e o STF sequer mexeu isso (só mexeu no fim da CENSURA) que compromete a cobertura da campanha eleitoral.