segunda-feira, 21 de março de 2011

40 anos de inteligencia, personalidade e cultura em dose dupla

   Hoje, dia 21 de março, é o dia de aniversário de dois grandes amigos. Trata-se dos irmãos Marcelo Pereira e Alexandre Figueiredo. O primeiro é engenheiro e o segundo é jornalista. Ambos assim como eu, são busólogos. Defendem ideias polêmicas, porém coerentes sobre cultura, politica e economia, embora eu concorde com a maioria das ideias deles. Como pessoas, são excelentes de uma maneira geral, embora tímidos. Com eles, ou graças a eles, dirijo um movimento contra a padronização  das pinturas dos ônibus do Rio e do Brasil, pois consideramos, por motivos citados aqui, o quanto esta medida é prejudicial as cidades onde ela é implantada.
     Alexandre e Marcelo são figuras fáceis na internet mesmo sendo pessoas tímidas ao vivo. Os seus trabalhos são os seguintes blogs: O Kylocyclo, Planeta Laranja, Futebosta, Pizzaria do Poder, Mingau de Aço, Terminal Laranja, Menos Automóveis nas Ruas, Movimento Antipadronização entre outros. Foi graças a eles que aprendi a ter noção do que é cultura e politica, sobretudo do uso da música para fins politicos em termos de manipular a população no que eles chamam de Música de Cabresto Brasileira e não apenas no quesito musical como também radiofônico, televisivo e etc. Meus olhos se abriram e hoje já não olho a cultura popular com os mesmos olhos de antes, mas de uma maneira mais crítica e realista.
    O que eu desejo aos dois é parabéns e muitos anos de vida e que Deus os abençoe muito. E que continue a abrir os olhos da população assim como abriiu a minha. Estou a disposição de vocês para esta luta. Parabens Amigos e tudo de bom! E que estas vozes nunca se calem!

Leiam a dedicatória de Marcelo Delfino:


40 anos de dois amigos e parceiros de militância internáutica

Chegou o dia. É hoje o aniversário de 40 anos de dois amigos e parceiros de militância internáutica: os irmãos gêmeos Alexandre Figueiredo (jornalista) e Marcelo Pereira (engenheiro). Eles nasceram em Florianópolis, passaram a maioria da década de 80 em Niterói, depois se mudaram para Salvador e voltaram para Niterói há cerca de dois anos.

Conheci o Alexandre lá pelo ano 2000, quando ele estava editando um monte de páginas em provedores gratuitos tipo o HPG (hoje pago) e o extinto Geocities. O que atraiu minha atenção foi o extinto Preserve o Rádio AM, que chegou a repercutir em revistas de circulação nacional e foi citado até em entrevista da revista Imprensa com o âncora Heródoto Barbeiro. Alexandre descontinuou o Preserve o Rádio AM por problemas para manter o mesmo. Para não deixa-lo totalmente "fora do ar", criei um blog homônimo e o chamei pra escrever no blog e criar a logomarca.

As demais páginas também foram descontinuadas, mas Alexandre fez um punhado de blogs, dentre os quais destaco O Kylocyclo (mesmo nome do fanzine que Alexandre fez em Salvador) e Mingau de Aço, de cunho mais político e ideológico.

Marcelo é mais comedido que Alexandre, mas também mantenho contato com ele, quase que apenas pela Internet. Meu xará também aprendeu a fazer blogs. Ele criou vários. Acompanho principalmente dois: Pizzaria do Poder (o blog político dele) e Planeta Laranja, provavelmente o mais antigo do Marcelo.

O que sei é que ganhei dois amigos pra vida toda, que me inspiraram a partir para a militância internáutica, muito antes desse papo de inclusão digital, em voga há algum tempo. Criei o Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro como experimento de faculdade de informática (deixei as duas coisas: a faculdade e a carreira), mas foi com o Alexandre que aprendi a coloca-lo na Internet. Este blog e os outros que edito comecei a fazer em 2009, depois das dicas do Alexandre e do Marcelo. Tanto que este aqui surgiu uns dois meses depois de eles terem criado O Kylocyclo e o Planeta Laranja.

Reitero que muita coisa que escrevo coincide com o pensamento dos irmãos Pereira, e outras se chocam frontalmente. Mas a graça da amizade está aí: aprender a respeitar o diferente, torcer pelas suas realizações mais caras (profissional, familiar, etc), e a conversa agradável sempre que possível.

Feliz aniversário, irmãos Pereira. Conto com vossa amizade.

* Uma pequena correção, o nosso amigo Marcelo Pereira não é engenheiro, mas formado em Letras e agora está cursando Administração.Abraço aos dois e peço desculpas pelo erro. E só!

Um comentário:

Alexandre Figueiredo disse...

Obrigado, Leonardo, pelo apoio e pela mensagem. Você é um excelente amigo.

Só quero corrigir uma coisa. Meu irmão Marcelo não é engenheiro, ele é formado em Letras e hoje cursa Administração no Senac. Ele quer ser administrador.

No mais, fico feliz pelo texto. Assim como fiquei com o de Marcelo Delfino. Legal ter amigos como vocês dois, gente bem legal.

Abração.