quarta-feira, 21 de março de 2012

Uma nova guerra fria começa a surgir, por enquanto no radio

 A China começa a ocupar agora as posições que antes eram da URSS, com a diferença de que a primeira possui os EUA em suas mãos (a ponto de te-los como seus devedores), ao contrário da última. Dessa batalha só o tempo vai dizer o que vai resultar.


 

Guerra Radiofônica nas ondas curtas – China x CIA (EUA)

De acordo com o Fundo Monetário Internacional, o PIB dos Estados Unidos de 14,4 trilhões de dólares representa 24% do produto interno bruto mundial no mercado de câmbio e quase 21% do produto interno bruto mundial em paridade do poder de compra (PPC).
Os Estados Unidos são o maior importador e terceiro maior exportador de bens, embora as exportações per capita sejam relativamente baixas. Em 2008, o déficit comercial total dos E.U.A. foi de 696 bilhões de dólares.
Canadá, China, México, Japão e Alemanha são os seus principais parceiros comerciais. Em 2007, os veículos constituíam-se como líderes e principal produto de exportação do país.
E o mais interessante dessa história é que a China é o maior detentor da dívida externa pública dos E.U.A.
Depois de uma expansão que durou pouco mais de seis anos, a economia estadunidense entrou em recessão desde dezembro de 2007.
E mesmo a China sendo um parceiro estratégico para os americanos, e vice e versa, observamos uma guerra radiofônica não declarada através das ondas curtas do radio.
Desde a Segunda Guerra Mundial, passando pela Guerra Fria, os americanos a exemplo dos alemães e então países do bloco Soviético utilizaram a radiodifusão internacional como instrumento de propaganda ideológica e de guerra.
Porém, com o fim da Guerra Fria, um grande número de estações governamentais foi desativado.
E a China começou desde então a ocupar as lacunas da radiodifusão internacional…
Em primeiro lugar, a China dominou as transmissões de radio em ondas curtas, através de suas emissoras regionais, como a CNR1 transmitindo em mandarim, e através da CRI (China Radio International) em diversos idiomas para todos os continentes, incluindo logicamente o inglês e o português, assim como o farsi, para a região da Pérsia ( Irã ), em dialetos africanos e todos os idiomas que podemos imaginar.
E o detalhe, utilizando todas as faixas de frequências desde os 60 metros até 13 metros, dia e noite.
Mas também desde a Guerra Fria, a CIA – Central Intelligence Agency – utiliza os transmissores da VOA ( Voice of America ) para produzir conteúdo radiofônico não só para a China – através da Rádio Free Asia – que transmite em mandarim, mas utilizando a Radio Farda, que transmite em farsi para o Irã, a Radio Free Afaghenistan, a Radio Martir, em espanhol para Cuba e assim em diversos outros idiomas – divulgando a propaganda americana aos povos do Leste Europeu, Ásia, Oriente Médio e Oriente Próximo.
E dede então, a China sistemáticamente por décadas pratica o jamming, que é a interferência proposital das frequências utilizadas por emissões indesejadas, seja da Radio Free Asia, seja da Radio Farda, da Radio Voice of Hope, da própria VOA ( Voz da América ) e da BBC de Londres que transmitem em mandarim e outros dialetos existentes na China continental.
E curiosamente, hoje o maior parceiro comercial dos Estados Unidos, o maior detentor da dívida dos americanos, trava uma guerra desenfreada nas ondas curtas interferindo nas emissões dos americanos para a própria China e países asiáticos.
São basicamente dois recursos que os chineses utilizam : emitir seus programas regionais da estação CNR1 nas mesmas frequências que as utilizadas pelas estações financiadas pela CIA, ou através de emissão de musica instrumental chinesa, associada ao mito do dragão de fogo – firedrake – durante horas a fio em cima das frequências utilizadas pelas outras emissoras.
A intensidade dos sinais é assustadora, e quando a propagação permite, podemos ouvir a interminável música instrumental por horas a fio, encobrindo totalmente as emissões das estações da VOA ( Radio Free Europe, Radio Farda, Voz da América, Voice of Hope ).
O vídeo mostra um trecho da emissão conhecida como Firedrake com a interminável música instrumental chinesa.
Se os americanos cultuam o Stars Wars, os chineses parecem cultuar o Ether Wars.

Fonte: Blog do Sarmento.

Nenhum comentário: