domingo, 25 de março de 2012

Sobre Chico Anysio




    Nesta última sexta-feira, dia 23 de março de 2012, perdemos um dos melhores artistas múltiplos do país, Chico Anysio. Ele era locutor, diretor, ator, humorista e etc. Todas estas funções feitas com brilhantismo e talento.
    Criou personagens inesquecíveis como Alberto Roberto,Prof.Raimundo,Vampiro Brasileiro, Jovem, Salomé, Bozó, Tim Tones e tantos outros. No cas do Tim Tones, este foi uma verdadeira profecia em plena década de 80, pois mostrava como seria o quadro religioso e social que viria ser muito comum nas décadas seguintes, a picaretagem religiosa. Este personagem foi criado como sátira aos telepastores americanos como Jimmy Swaggarr, Rex Humbard e ao lider religioso Jim Jones, que fez com vários seguidores se suicidassem junto com ele.
    Duas curiosidades, Chico Anysio concorreu num campeonato de locutores de rádio na década de 50, onde ficou em vice, tendo como campeão, nada mais nada menos que Sílvio Santos, o que serviu de amostra para o talento de ambos nos anos seguintes, ele como grande artista múltiplo e o último como um empresário, apresentador bem sucedido e querido dos brasileiros. A outra, é que ele foi casado com Zélia Cardoso de Melo, que como todos já devem lembrar bem, foi uma das causadoras de uma crise econônica no Brasil que fez com que o ex-presidente Collor, hoje senador, fosse deposto. Tanto esta lembrança é negativa que até com seguranças no velório do ex-marido ela teve que ter, pois ainda nos dias de hoje há quem queira lincha-la. Isso abalou muito a reputação deste grande artista.
     Agora uma coisa tem que ser pensada sobre a morte deste brilhante homem e que talvez muitos estejam pensando neste momento: a falta de pessoas brilhantes e talentosas para substituir não apenas Chico Anysio, mas todos os artistas e humoristas que já morreram. Desde a morte deles, surgiram poucos humoristas de valor para substituir a altura os que se foram. Destes poucos, um morreu há cinco anos, que foi o Claudio Bessermam Viana, o Bussunda, a dupla Hermes e Renato e Marcelo Adnet. Tirando estes, não há nenhum que preste e que tenha o talento dos que já se foram. A maior prova da falta de reposição e da ausência de talentos é a Praça é Nossa, que quando tinha Ronald Golias, Roni Cocegas, Lilico, Rony Rios, Jorge Lafond (humorista da nova geração, também falecido e que denunciou a verdadeira personalidade de Renato Aragão) e Consuelo Leandro, era um programa imbatível em termos de humor e audiência. Conforme foi morrendo cada artista deste programa, não foi feita a reposição a altura dos talentos que iam morrendo, embora os que tivessem vivos ainda segurassem o humor e a audiência do programa. Por fim todos os atores talentosos daquele programa morreram e agora só sobraram artistas e quadros sem graças, se utilizando de forma até abusiva de piadas de duplo sentido e de belas modelos, em alguns caso, em trajes sensuais. Resultado: perda de audiência e risco de ser tirado do ar.
    O mesmo aconteceu com o Pânico que começou muito bem e com um humor inteligente. No final perdeu a graça e começou a abusar de pornografia, mulheres semi-nuas, ataques a artistas e etc.
   Já o Casseta e Planeta, quando o Bussunda era vivo, era excelente, porém com a morte deste, se perdeu. No final estava sem graça e tinha virado uma trincheira da Globo para fazer ataques politicos ao governo federal.
    Como vocês puderam perceber, há uma falta de talentos no humor  e isso é resultado da sociedade em que vivemos, onde quem nasceu da década de 70 pra cá, não teve uma criação crítica e pensante como os hoje falecidos artistas tiveram nas épocas que eram jovens, as décadas de 40,50 e 60. Eram épocas em que a sociedade de consumo era menos voraz, onde as pessoas eram menos individualistas, onde não se tinha tanta facilidade e tecnologia como há hoje. A impressão que se tem é que quando se vive num local ou época, onde se falta as coisas, as pessoas são obrigadas a desenvolverem na marra seus talentos e criatividades. De situações como essas é surgem os talentos, aqueles que vão revolucionar a sociedade. Já quando se vive num mundo ou época de facilidades como hoje, o ser humano tende a se acomodar e dessa forma, talentos deixam de surgir em menor número, situações absurdas deixam de serem questionadas. E claro, sem educação (aquela que os pais dão a nós em casa desde que nascemos) e instrução (a dada pelas escolas e universidades públicas e privadas e erroneamente confundida com a educação) faz toda a diferença.  Sem ela, temos este quadro negativo que temos hoje, onde o jovem pensa pouco, é individualista e pouco criativo.
   Vale lembrar que este quadro não ocorre apenas no humor, mas em várias áreas profissionais como na politica, comunicação (onde ocorrem graves erros de português nos jornais e sites),educação, música, literatura,arquitetura e etc. As únicas áreas que não estão passando por isso é na Informática, nas Exatas e nas Biológicas. Tirando isso, não há reposição a altura.
   Que este texto sirva de reflexão sobre o atual quadro do nosso pais e do mundo, onde há uma total falta de referenciais em diversas áreas do conhecimento e do talento humano e cujo os resultados já estão sendo colhidos atualmente, onde o jovem não pensa, da excessivo valor a coisas futéis e o pior de tudo, é facilmente manipulavél por situações e pessoas oportunistas. Ainda é possivel corrigir isto a tempo, com educação e instrução de boa qualidade.
   Voltando ao saudoso Chico Anysio, este vai deixar muitas saudades. E que Deus o ilumine aonde ele estiver. Saudades eternas!

Nenhum comentário: