terça-feira, 14 de setembro de 2010

Campanha contra o sucateamento da TV Cultura



      Em solidariedade aos sites O Kylocyclo, Tributo ao Radio do Rio de Janeiro e Kiss FM 91,9 RJ, nós do Rio TV News e do Fatos Gerais participaremos da campanha contra o sucateamento da Fundação Padre Anchieta, gestora da Tv Cultura, do canal a cabo Ratim bum e das radios Cultura FM e Cultura Brasil AM 1200 SP. O governo paulista chefiado pelo Sr. Alberto Goldman está querendo terceirizar toda programação da fundação transformando-a no zumbi, ou seja num canal, sem vida. Não deixemos que os tucanos façam o que os petistas fizeram com a saudosa TVE, onde o mesmo ao transforma-la em TV Brasil, a transformou em Tv chapa branca e com programação terceirizada na sua maior parte. Acabou-se com uma emissora que mesmo sendo estatal era independente politicamente e com excelente programação educativa e cultura para se transformar no zumbi que conhecemos hoje que nem tem um terço da audiência que tinha antes.
      Isso é o que o Alberto Goldman quer fazer em todas as mídias gerenciadas pela Fundação José de Anchieta, fundação esta ligada a Casa Civil do governo paulista.
       Um dos maiores exemplos do inicio do desmonte desta fundação foi a demissão de Heródoto Barbeiro, onde o mesmo ao criticar o preço dos pedágios das rodovias paulistas e o fato de quase todas rodovias deste estado terem sido privatizadas, acabou sendo um dos motivos de sua demissão que coincidentemente, com o tal processo de desmonte que começou com a sua demissão. E olha que o Heródoto é uma pessoa de visão politica liberal (a orientação politica do PSDB, partido do governador de São Paulo, é de centro-direita), embora seja um excelente jornalista e radialista, porém não foi poupado, o que prova que os tucanos não possuem moral para criticar os petistas, mas isso não é um assunto para ser discutido aqui, uma vez que este não é o foco deste site. Porém não podemos ficar passivos aos desmontes que atingiram a saudosa TVE RJ e agora poderá atingir a TV Cultura.
   Por que nós do Rio TV News e do Fatos Gerais estamos abraçando a causa de um canal paulista, sendo que o nosso site e os blogs foram criados para cobrir as mídias televisivas fluminenses( Rio Tv News) e a sociedade e mídia geral fluminense( Fatos Gerais)? Pelo simples fato de que não queremos que os paulistas tenham o dissabor de perder a melhor programação educativa e cultural que temos atualmente e que nós, não só fluminenses como a maior parte dos brasileiros também tem acesso, seja pela Tv a cabo, por antenas parabólicas ou mesmo retransmissoras. Vale lembrar, que a TV Passaponte, a NGT e o canal 31 de Caixas ja retransmitiram parte ou totalmente a programação da TV Cultura. Inclusive a NGT iniciou suas atividades no Rio retransmitindo sinal da Tv Cultura, ou seja, tivemos acesso a sua ainda excelente programação. Isso sem contar a Radio Cultura Brasil que recebemos tanto em ondas curtas como em Am, pois o sinal dos 1200 Am de São Paulo chega aqui no Rio a noite com excelente intensidade como se o sinal viesse da Baia de Guanabara, onde ficam as antenas de Am e Oc do Rio. Não deixemos que esta empresa rentável não só social e culturalmente, mas financeiramente seja destruídas desta maneira. Não é só os paulistas que perdem, mas todos os brasileiros. Portanto lutemos antes que seja tarde de mais. Leia o texto original do blog O Kylocyclo.

"
                               Movimento salve a Tv Cultura

COMENTÁRIO DESTE BLOG: O amigo Marcelo Delfino escreveu este texto em solidariedade à campanha pela recuperação da Rádio e TV Cultura, de São Paulo. Apesar de nos situarmos no Grande Rio, é importante que participemos desta campanha, porque se trata de uma mídia educativa que, com todas as suas imperfeições, é sempre válida, afinal a mídia educativa é um processo em permanente construção e em incessante aperfeiçoamento. Por isso nada melhor que os paulistas continuarem tendo essa opção de mídia educativa que também irradia para o resto do Brasil através de parcerias de transmissão ou mesmo pela presença da TV Cultura entre os canais da TV paga.

Evidentemente, O Kylocyclo apoia essa campanha.

Movimento Salve a Rádio e TV Cultura

Por Marcelo Delfino - Blog Preserve o Rádio AM

www.salvertvcultura.org

Alguns leitores do Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro entraram em contato pedindo que o TRIBUTO apoiasse esse importante movimento da sociedade civil paulista. Mesmo sendo o TRIBUTO um espaço dedicado ao dial carioca, resolvi colocar o TRIBUTO para ajudar o movimento, na medida do possível. O atalho para o movimento foi colocado na seção de páginas e portais recomendados, e logo o Twitter informará a respeito.

Por motivos mais que justos, os três blogs que edito (este aqui, o Preserve o Rádio AM e o Kiss FM 91,9 Rio de Janeiro) ganharam banners do movimento.

É fundamental que toda a sociedade paulista participe desse movimento. E quem for de fora de São Paulo também pode colaborar como puder. Ainda mais se considerarmos que a TV Cultura pega no país todo pelas parabólicas, e está presente em tudo que é sistema de TV por assinatura, seja a cabo, rádio ou via satélite. É repugnante esse movimento de sucateamento que o governo paulista tem feito na rádio e na TV Cultura."
E só!

Nenhum comentário: