domingo, 14 de fevereiro de 2010

Caracteristicas comuns entre Radio e TV Tupi e TV Record Rio

Estive analisando algumas conhecidências de duas empresas que nunca tiveram ligação direta, mas tiveram uma serie de conhecidências comuns. Trata-se da Tupi e da Record. Aqui no Rio, A Record está desde 1955,isso mesmo! Muita gente não sabe, mas a Tv Rio que durou de 1955 a 1977 era a mesma Record do passado e a atual. Isso porque embora o nome fosse TV Rio, mas sua programação, logotipo e plática eram as mesmas da Record de São Paulo, além é claro de terem sido dos mesmos donos da Record de São Paulo, Paulo Machado de Carvalho e João Batista do Amaral,ou seja, só mudava o nome. hoje ambas pertence ao estelionatário bispo Macedo. Ela ficou 11 fora do Rio, de 1977 a 1988, embora ela tivesse ocupado durante dois anos na década de 80 o canal 9, mas é um periodo desconsideravel, pois nesta época ela pertencia ao Silvio Santo e ele a tornou morta quando fundou o SBT. Voltou em 1988 nas mão do Pastor Fanini e retomou suas origens em 1992, quando voltou a ser Record de fato(A Record postiça saiu do ar se tranfromando em TV Corcovado mais ou menos no mesmo ano, 1988). E é ai que começa as diversas conhecidências entre ela e a Tupi, seja esta radio ou TV.
O prefixo atual da Record Rio desde sua volta em 1988 é ZYD513, o mesmo da TV Tupi até seu ultimo dia de vida, no dia 19/07/1980. A Radio Tupi 96,5 e 1280, mas precisamente o 96,5, ocupam hoje as instalações que a Record ocupou de 1955 a 1977 no Sumaré( Rio de Janeiro), incluindo a torre.
Na década de 60 a Tupi do Rio e a de São Paulo se rivalizavam, mesmo pertecendo ao mesmo grupo e estando em cidades diferentes. Por conta disso, a Tv Tupi de São Paulo transmitia aqui no Rio suas novelas pela Tv Record do Rio(Tv Rio) ao invés de transmitir pela Tupi canal 6 do Rio. Isso durou até o final da década de 60 quando houve uma restruturação nos Diarios Associados e ai toda ou parte da programação de Sampa passou a ser transmitida pela Tupi do Rio. Mas como eu disse, só são conhecidências.
link do prefixo da Tupi em audio: http://www.4shared.com/file/202631229/ca7695f/ZYB_513_TV_Tupi_Rio_abertura_d.html


Prefixo atual da Tv Record Rio desde 1988:



Estas são as fotos da base da Radio Tupi 96,5 e 1220, mas precisamente dos 96,5. Esta base perteceu a TV Record( Tv Rio) de 1955 a 1977. A Tv Record foi a primeira emissora de Tv a se instalar no Morro do Sumaré, juntamente com a primeira Fm do Brasil, a Radio Imprensa que ja se chamou Eldorado Fm antes da Eldopop 98,1, hoje Beat98 do Sistema Globo de Radio, vindo a assumir do nome Imprensa anos depois. Hoje esta radio se chama Mix e assim como a Record também não ocupa mais esta base. Ela atualmente fica ao lado do prédio da Oi telefonia no Sumaré e a Record ao lado da Band e TV Brasil do outro lado do morro. esta base como foi dito, pertence hoje a Tupi. A torre e a base da Tv Tupi quando foi fundada ficavam no Pão de Açucar e quando foi para o Sumaré ficaram em instalações próximas a atual e que hoje pertcencem ao SBT.

Base redonda ao lado da Base da Transamérica 101,3 RJ


Parte de frente da base:



Sua o torre:


Ao lado dela ficam as da Sulamérica PAradiso, Transamérica e Nativa(saudosa Antena 1)

Torres atuais da Tupi(seta azul) e Record (seta vermelha).



Base e torre atuais da Record


Base com torre

Em vermelho, base. Em verde, a torre.

A torre:
A primeira atras do prédio verde.


Antiga base da Tv Tupi, hoje pertencente ao SBT:


E só e bom carnaval!

Um comentário:

MPierre disse...

Não sou engenheiro eletrônico, mas, soa-se estranho o prefixo da antiga Tupi (Canal 6) ser o mesmo que a Record (ex-TV Rio) usa.

Nessa última, já sabia nas vinhetas interprogramas veiculados em 1992 e em 1993 onde se cortava a vinheta interprograma que era gerada em SP anunciando um programa, um filme, etc...