terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Sobre o fim melâncólico da Oriental

Assim como a Tv Tupi, a pioneira Transportes Oriental teve sua circulação proibida desde de 0:00 do dia 10/01/2010. Quem assumiu suas últimas linhas foi a Pégaso, enquanto que a Andorinha assumiu a outra variante da 790 ainda operada por ela. Assim como na Tv Tupi, que teve policiais federais e funcionários do Dentel para lacrar os transmissores, na Oriental não foi diferente. Na porta da garagem tinha PMs, fiscais da SMTR e guardas municipais para impedir a circulação dos ônibus da empresa. Tais operações foram extendidas também para as ruas, avenidas e na rodoviaria de Campo Grande.
Tal situação, como eu já vinha falando a tempos, é muito triste para uma empresa que foi a maior da Zona Oeste do Rio e que começou em Bangu, próximo ao Campo do homônimo, em 1958. As próximas a terem suas concessões cassadas serão a Ocidental e a Feital, sendo que esta última tinha que ter sido cassada primeiro, pois estava em situação muito pior que a da Oriental e já era desde dezembro de 2008 uma massa falida. Ja a Ocidental esta além de continuar rodando, recuperou varias linhas, inclusive as linhas 812,813 e 819 que estavam com a Bangu. Destas é a unica que pode ter alguma sobrevida.
Como ja foi dito aqui, quem assumir estas linhas destas três empresas terá de colocar nas linhas com destino ao Centro ônibus articulado. Isso para linhas como 397, 398 e s14 é moleza. E para linhas como a 367? No caso da 367 vai ser um desastre só, pois esta linha circula por várias ruas estreitas. Como é que vai ser estacionar um ônibus articulado numa praça como o Campo do Periquito em Realengo ou mesmo no terminal da Praça XV? Ambos são ultra estreitos, e no caso do Campo do Periquito ainda teriam problemas com os moradores, pois estes estacionam seus carros em qualquer lugar, fora a quantidade de curvas fechadas e estreitas que os articulados terão de passar principalmente em Realengo e Magalhães Bastos. Gostaria de saber como o prefeito irá resolver isso, pois colocar articulados em uma linha como a 367 é algo dificil de se conceber.
Sobre a padronização, o prefeito desistiu por enquanto, de padronizar as pinturas das empresas de ônibus da capital. Graças a pressão branca(sem alarde) feita por busólogos, sites especializados em ônibus, população de forma pacífica através de pesquisa e de boa parte dos empresarios da Rio ônibus, felizmente este projeto não saiu do papel. Agora também desde o dia 11/01/2010 começou o projeto bilhete único, no qual o usuario tem que se cadastrar para utiliza-lo e pagar apenas R$4,40 por duas horas em viagens intermunicipais da região metropolitana entre trens, metrô, vans intermunicipais e ônibus. E o começo, mas fica muito deficiente pelo seu valor alto e de não poder fazer integração entre linhas municipais.
Voltando ao caso Oriental, a Pégaso ao assumir as linhas da primeira, colocou micrões nestas linhas gerando insatisfação dos passageiros e onibus com ar a R$4,40. Vale lembrar que a Pégaso volta operar linhas urbanas convencionais depois de quase quinze anos desde a criação da Oeste, sendo que esta remanjou metade das linhas com destino ao Centro para Coelho Neto como a 380 e a 399, por exemplo. Esta empresa tem sido alvo de denuncias,pois acabou com os onibus convencionais, colocando no seu lugar micros, micrões, semi-frescões(onibus urbanos convertidos em frescões rodoviarios), desativou linhas, demitiu cobradores e até colocou em situação de risco e constrangimento uma mulher grávida de oito meses ao obriga-la a passar pela roleta, ja que estes ônibus semi-frescões só tem uma porta. Tais problemas também atinge as empresas Expresso Mangaratiba e Algarve que são do mesmo grupo do qual fazem a Andorinha, Breda, Auto Diesel e Via Rio, sendo que estas duas estão sob a mesma gestão da Oeste ao contrário das outras. O que mais chama a atenção é que os moradores de Campo Grande e SAnta Cruz tem reclamado a imprensa e aos orgãos do governos e os mesmos nada fazem. Vel lembrar que a propria Feital só foi investigada a situação dela depois da dupla Oriental/Ocidental, sendo que a primeira estava em situação muito pior que as outras duas. Enquanto isso a Bangu segue, com a excessão da 790,398 e s14, anexando linhas da Oriental. A ultima que ela reativou foi a S10 também da Oriental.
Com o fim da Oriental, a maior parte dos ex-funcionarios estão migrando para a Pegaso ja que esta assumiu assumiu suas ultimas linhas. Chegou a se formar uma fila na porta da garagem da mesma em Inhoaíba de futuros funcionários da mesma, ex - Orientais. A outra parte deve ir para a Bangu que está com um forte deficit de profissionais e sofreu uma forte expansão no ano passado e que deve continuar este ano com inauguração da prometida garagem em Campo Grande.
A Oriental é mais uma empresa que ficará na história do transporte urbano do Rio de Janeiro como uma empresa que altos e baixos, que foi a maior da Zona Oeste e que agora encerrou suas atividades de forma triste e melâcolica. Ficará na lembrança de milhões de pessoas que utilizaram sse não foi todo dia, pelo meno uma vez na vida. Foi uma empresa que marcou não só nos transportes como na vida das pessoas daquela localidade, principalmente em Bangu, onde ela nasceu. Ficará nas lembrança de muita gente, não só busólogos como ficou a CTC, Mosa, Paraense, Feital, Luxor, Anatur e tantas outras, mas com unma diferença, chegou a completar 50 anos como Michael Jackson e foi tão grande como ele em seu respectivo setor. Morreram com 50 anos cada. E só!

Nenhum comentário: