segunda-feira, 1 de junho de 2009

Fim da Antena 1 parte 3

Conforme acompanhamos aqui durante todo dia de ontem, foi extremamente comovente a saida dela do ar, seja pelo protesto organizado pelo site Tributo, pelos ouvintes que ligaram e mandaram emails para radio e pela forma como foi organizada a programação de despedida da radio. Na ultima noite dela, foi feito um revezamento de locutoras até a Naiara Alves que fechou a programação em chave de ouro, para logo em seguida ter seu sinal de modulação reduzido de volume até desaparecer, na mesma hora entrou o Mauricio Bergher da Nativa e a inaugurou nos 103,7. O mesmo se despediu nos 96,5, relatando os momentos que passou em 9 anos de radio Nativa para em seguida voltar nos 103,7. Nos mesmo 96,5 entrava a Tupi, de forma engasgada citando seus prefixo: Zyd-461(96,5) e ZYJ-465(1280), e logo em seguida entrou o Fernando Sergio. Este ultimo começou seu programa entrevistando os diretores dos Associados e recebendo homenagens ao longo da madrugada de colegas de trabalho, politicos e ouvintes. A Tupi anunciou sua nova situação durante todo o dia, bem como a Nativa. Tal situação foi apoiada pelo presidente Lula em visita ao Rio na sexta feira passada.
A Antena 1 deixa pelo menos 1 a 2 milhões de ouvintes órfãos. A comunidade dela no Orkut tinha em torno de 18.000 membros e com o seu fim saltou para 19.000, mais até que a Nativa e a JB Fm (lider no seguimento adulto contemporâneo), o que supostamente desmente o Ibope, pois a impressão que se tem é que a Antena 1 é que era de fato a lider de audiencia em seu seguimento. E que se for isso confirmado, teve-se ai um prejuizo mutuo, tanto do Paulo Maia( dono da radio), como dos ouvintes órfãos. Prejuizo, pois se tinha audiencia se atraia por suavez anunciantes qualificados, que com certesa ela tinha, perde o ouvinte ao não ter mais opção de qualidade no dial, que diga-se de passagem, a Antena 1 Rio era melhor que sua matriz paulistana em termos de programação e que se fosse colocada em rede seria imbativel. No Orkut o lamento foi imenso centenas de pessoas acompanharam seu fim nos 103,7. Como consolo, ela está presente na internet, no mesmo site.
Voltando a Nativa, como foi feita a mudança de frequencia? Da seguinte forma: O sinal da Tupi era transmitido da Rua do Livramento para sua torre de Am, em Itaóca, e São Gonçalo-RJ, e de la, era retrasmitido através de uma segundo link para o Sumaré. No caso da Nativa o sinal estava vindo da Urca e de lá para Rua do Livramento via Velox ou fibra ótica, ou seja, o sinal da Nativa saia de la da Livramento através de fribra ótica ou Velox para Urca e de la para o Sumaré. Tudo foi comandado pelo operador de audio da Antena 1, no caso da Nativa, e da mesma em relação a Tupi, o que permitiu que ouvesse esta mudança em tempo recorde, sem muito trabalho, pois se fosse feito de forma tradicional, reprogramando links, redirecionando as parabolicas dos mesmos para Rua do Livramento e reajustando mesas e compressores, possivelmente teria entrado a madrugada a dentro e só teriamos a Tupi e a Nativa de manhã. Vale lembrar que tal situação é provisória e ao longo das semanas todos os links estarão na Rua do Livramento, sem mais passar por Itaóca e a Urca.
Um grupo de ouvintes estão querendo angaraiar fundos para reativar a Antena1 em outra frequencia e convence seu dono em relação a isto. Muita gente está inconformada. Também pudéra, perdemos uma ótima qualidade de radio, infelizmente e espero que seja por pouco tempo. Torço que estes ouvintes tenham sucesso nessa empreitada e ja dou logo duas sugestões de frequencia 101,3 ( que foi abandonada pelo dono), 105,7 e 104,5.
Mudando de assunto, a Paradiso poderá ser a proxima a sair do ar. A Negociação entra a Globo Radio e a Radio Alvorada para compra da mesma está avançadissima. Em breve os 1220 estaraõ em FM também em 95,7 ou 92,5 , jogando a CBN para primeira frequencia.
Continuarei solidario ao caso Antena 1, pois fui seu ouvinte e fã e principalmente da locutra Raquel Ricardo , com sua inesquecivel chamada:" Anteena Um, A lite Fm Do Rio!". Que ela assim como ela consigam se reclocar no mercado de trabalho o mais radpido possivel, é o que eu desejo de coração. Saudades Antena 1, volte ja!

3 comentários:

RICARDO DOS SANTOS disse...

Elas vao arrumar uma frequencia nova para trabalhar assim no estalo pois as locutoras da Antena 1 sao competententes e talentosas e vão logo logo se encaixar numa rádio paradiso ou JB FM.

Fique tranquilo Leonardo Ivo acho que a direção de muitas rádios adultas como a Paradiso ou JB FM vão contrata-las nao as deixarão de fora.

Ou a Antena 1 volta em outra frequencia como emissora da Rede Antena 1 de São Paulo e traga de voltas as grandes locutoras que fizeram por mais de 20 anos a Antena 1 Rio

Marcelo Delfino disse...

Estou aqui na torcida pelas ex-locutoras da Antena 1 Lite FM. Mas sei que o retorno delas ao dial é difícil. E ficará mais ainda se a Globo AM assumir a Paradiso/Alvorada e se a Igreja Pentecostal Deus é Amor arrendar a MPB FM ou a JB FM.

Computers Service Informática disse...

Entre os colegas e fãs da Antena 1,e a respeito de ouvintes arrecadarem fundos, deixo aqui minha sujestão que já é feito pela rádio católica (Catedral FM), onde existe um trabalho chamado amigos da rádio. Ouvintes doam qualquer valor, vem em boleto bancário, e com isso permanece a rádio no ar. Derrepente estaria ai a solução para o retorno triunfal da Antena 1