quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sistema de trens do Rio de Janeiro testa venda de passagens por SMS

         Do jeito como estão querendo fazer, vai ficar que nem o Rio Card que pra recarregar o cartão é um problema, pois só pode ser feito quase que exclusivamente por boleto bancário e ainda tem que esperar três dias para o cartão carregar. Na boa, para que mudar algo que já vinha dando certo há anos? E ainda corre o risco de voltar aquelas filas kilométricas nas catracas de novo. Pensem nisso!  



   SuperVia instalou equipamento em estação que lê código em mensagem de texto para liberar a catraca para o passageiro

 O serviço de trens do Rio de Janeiro, operado pela concessionária SuperVia, está testando a distribuição de bilhetes por SMS.

Na estação Central do Brasil foi colocado um equipamento que lê um código presente nas mensagens SMS no celular. Ao detectar o código, a passagem da catraca é liberada para o usuário.

O equipamento usa tecnologia sueca e foi trazido pela empresa UPM2 e também consegue detectar outros protocolos como NFC e Mifare, por exemplo.

A SuperVia está estudando a possibilidade de contratar a tecnologia, que poderia ser usada como uma opção aos tradicionais bilhetes usados pelos usuários.

A mesma tecnologia já tinha sido testada em 2011 no pedágio da Rodovia Dom Pedro I (SP-065). Os usuários poderiam pagar o pedágio pela internet, por exemplo, e apenas aproximariam o telefone de um terminal para seguir a viagem.

Olha Digital

3 comentários:

Anônimo disse...

As recargas também poderão ser feitas por SMS, a qualquer hora e lugar, sem filas....

Leonardo Ivo disse...

E mais pra isso tem que ter dinheiro pré pago fazer estes envios de sms funcionar, ou seja, ou vc cadastra uma conta corrente, cartão de crédito para poder fazer isso que vc citou. Do contrario, se não for por terminais como é os do metrô em forma de caixas eletrônicos, vai ser um transtorno similar ao Rio card.

Leonardo Ivo disse...

A não ser que usem o saldo de credito do celular pra pagamento de passagem. Se for isso genial, em parte. Senão, poderá não dar certo.