sexta-feira, 11 de maio de 2012

Padronização visual dos uniformes dos times de futebol. Parte II

      Continuando a série de fotos que satirizam a uniformização visual doo ônibus urbanos do Brasil através dos times de futebol, vejam mais uma rodada de fotos simuladas pelo nosso amigo Alexandre Figueiredo. Aqui, ele mostra as consequências negativas perante a opinião publica e os torcedores de como seria um jogo com uniformes iguais. Se isso já é ruim nos transportes, imagine no futebol? Se um dia isso fosse feito, talvez a maior parte da população se voltasse contra isso, pois estaria mexendo na principal distração do brasileiro que é o futebol, cujo mesmo dá extrema importância do que a qualquer outra coisa. Que isso sirva de reflexão.
Para quem não entende as desvantagens da padronização visual nos ônibus das cidades, que dificulta a identificação exata da empresa que serve determinada demanda de passageiros, nada como uma paródia para ensinar algumas das principais desvantagens.

FOTOS DE FUTEBOL SATIRIZAM PADRONIZAÇÃO VISUAL DOS ÔNIBUS


Embora fosse um contexto muito diferente, o futebol estadual é uma maneira de explicar as desvantagens de ver empresas de ônibus usando a mesma pintura, através da analogia dos clubes esportivos. E há o destaque da organizadora, a Confederação Brasileira de Futebol, que ofusca os nomes dos times e dos anunciantes. Além disso, no lugar dos números em si das camisas, há o código "tecnicista" tipo CRV-10 (Camisa 10 do Clube de Regatas do Vasco) e FFC-13 (Camisa 13 do Fluminense Futebol Clube).

Sabendo que o futebol é o motivo maior dessa concepção, por sinal tecnicista e autoritária, de "mobilidade urbana", pois elas são feitas explicitamente visando o turismo da Copa de 2014, e pelo fato do esporte ter no Rio de Janeiro seu principal reduto de fanatismo, nada como ilustrar a sátira com clubes fluminenses, explicando, através do humor, aquilo que a busologia não consegue explicar.

Pedimos para as pessoas identifiquem nas fotos os clubes abaixo nas camisas "padronizadas". Um dos times enfrenta o Volta Redonda, que também usa, no caso, as mesmas cores. Alguém vai se convencer, no caso, de que a padronização visual iria "disciplinar", "organizar" e "agilizar" o futebol brasileiro? Vejam bem as fotos montagens abaixo:

CLUBE DE REGATAS FLAMENGO
CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA
BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS
FLUMINENSE FUTEBOL CLUBE




















Mingau de Aço

Nenhum comentário: