segunda-feira, 21 de maio de 2012

Radio CBN e Beat 98 instalaram repetidoras no Mendanha e Melodia no Sumaré

     
        Este primeiro semestre de 2012 foi de grandes movimentações no mercado radiofônico fluminense, como a volta da Jovem Pan, a  futura vinda da Senado e a vinda da Bradesco Esportes FM ( prevista para ser inaugurada no fim deste mês). Só que estas mudanças não pararam por ai. As radios do Sistema Globo de Radio, Beat 98 e CBN FM 92,5 instalaram repetidora no Mendanha, no bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro-RJ. No caso da Beat, esta repetidora já funciona ha pelo menos dois meses, porém o SGR não divulgou sua existência, embora ela esteja realizando festas na região, uma delas de ainversario da radio numa casa de show que fica na Estrada do Campinho. Já a CBN também passou a contar com uma repetidora no Mendanha que começou a funcionar a partir deste mês. A unica emissora do SGR que não conta ainda com repetidora é o canal 89,5 da Globo AM, uma vez que este canal não lhe pertence e sim é alugado, ou seja, ainda pertence aos herdeiros do SR. Orestes Quercia, embora no contrato de arrendamento celebrado entre ele, ainda em vida, e o SGR, exista a opção de compra após o fim do contrato de aluguel. Justamente por conta de ser um canal alugado e cujo o investimento do mesmo depende do locatário, como em qualquer contrato de aluguel, é que o SGR provavelmente não colocou repetidora da Globo AM lá.      
          O mesmo acontece com a Nativa, cujo dono é a Antena 1, embora a Tupi, dona da Nativa, tenha assumido a manutenção do transmissor da saudosa Antena 1 do Sumaré, porém a mesma regra do aluguel se aplica ao Mendanha neste caso, ou seja, depende da Antena 1 fazer a instalação da repetidora dos 103,7 lá.
        O mesmo talvez não seja o caso da Jovem Pan, cuja a programação é gerada pelo próprio JB, que optou por filiar o canal 102,9 a Jovem Pan ao invés de voltar com a histórica Radio Cidade, mesmo esta estando pronta pra voltar ao FM há pelo menos cinco anos. Neste caso, poderá haver a possibilidade de instalação de repetidora, tal qual foi feita com a JB FM, justamente por ser ela a operadora direta do canal, o que não acontecia antes quando canal era Oi FM.



    E outra grande noticia, a Melodia FM 97,5MHZ instalou repetidora no Sumaré. Esta repetidora começou a funcionar ainda no final desta última semana. O sinal dela, tal qual o sinal gerado no Morim, em Petrópolis, é tão potente quanto, embora com sistema irradiante bem menos potente em função da área que ela passou a cobrir que é a Zona Sul, que é relativamente pequena, ou seja, proporcional a região escolhida. No caso do bairro de Copacabana, o sinal dela sofre atenuação por conta de uma radio pirata que opera em 97,7 a partir da Favela da Ladeira dos Tabajaras, mas ainda sim o sinal da Melodia consegue vencer esta pirata de tão forte que é, tal qual sua geradora original. Vale lembrar que esta repetidora já estava prevista desde o ano passado e segundo informações que tive no Sumaré em 2007, naquele ano já era previsto a instalação desta repetidora, pois ela já havia pedido a Anatel autorização de instalação pelo menos dois anos antes de 2007. Outra que está prevista de instalar repetidora no Sumaré é a Costa Verde, porém isso ainda vai ser fonte de problemas por conta do canal 91,7 ser do lado do canal da Kiss 91,9, o que poderá causar interfências e batimentos. Porém a instalação deste canal ainda pode demorar ou mesmo nem acontecer, pois a Costa Verde está passando por dificuldades financeiras, pois chegou a ter equipamentos penhorados para pagamento de dívidas trabalhistas, segundo fontes.
    Este é o cenário do radio carioca, após anos de estagnação e decadência. Enquanto isso, continuamos aguardando a Kiss FM 91,9 que promete ainda chegar este ano, mesmo com todos os problemas politicos e burocráticos que envolvem sua chegada. E que novos projetos surjam para movimentar este que já foi o mais importante dial do país. E só!

Nenhum comentário: