sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Tupi RJ e Globo RJ são captadas em AM em todo Brasil a noite



      As rádios Tupi AM 1280 e Globo 1220 AM estão sendo captadas  ainda em seus sinais originais de ondas médias (AM) em todo Brasil. Em várias partes do pais como nas regiões Norte e Sul, é possível captar o sinal da Tupi AM 1280 e no caso da Globo, esta pega em todo o Nordeste como se fosse sinal local de tão intenso que é. No mês passado, divulgamos aqui um QSL da Tupi enviado á um dexista sobre o resultado da transmissão em AM. O mesmo ocorre também com a Jovem Pan, Incônfidência, Gaúcha ( que eu ouço aqui no Rio de Janeiro de vez enquando, e com excelente qualidade de sinal), Itatiaia, Nacional DF e Nacional RJ. Isso mostra o quanto o AM está vivo e ainda tem fôlego, mesmo em épocas em que querem acabar com ele. Hoje, está em curso um projeto para que a faixa de Am vá para os canais 5 e 6 análogicos de TV quando supostamente em 2016 os canais analógicos de Tv forem desligados, caso isso ocorra mesmo. Esta faixa, chamad de Fm estendida já existe em alguns MP3 players e celulares. E a chamada banda japonesa. Esta noticia já havia sido levatada aqui no ano passado, antes mesmo de começarem a consolidarem este assunto.
      Se isto acontecer vai ser muito triste e isso só o tempo dirá. Enquanto isso, vamos curtir as programações destas emissoras que por sinal são muito boas e nos dão opção para ouvir algo melhor quando não há nada de bom no nosso dial local. Até porque não são todos que tem internet, o sinal de FM não alcança todos lugares e raramente reflet-se na ionosfera e ainda por cima os maiores ouvintes de radio hoje são os de equipamentos móveis e portateis.
     Logo acabar com o Am em Ondas Médias seria uma grande injustiça, por mais que a industria eletroeletrônica esteja sabotando esta banda e os radiodifusores procurando se defender destes ataques e da perda de ouvintes. Temos que lutar para que o DRM seja oficializado , pois com ele a faixa de Ondas Médias poserá viver por muitas décadas. Pensem nisso!
Fonte: Blog do Sarmento e Radio Escuta

Um comentário:

famnetto disse...

É RIDICULO SE LER TAL MATÉRIA, QUANDO AQUI AO LADO NA DIVISA DE ESPIRITO SANTO COM NAHIA, MAIS PRECISAMENTE EM NANUQUE Q QUE FICA A NORDESTE DE MINA, NÃO SE CONSEGUE NEM SEQUER OUVIR NOTICIARIOS DO RIO, MUITO MENOS FUTEBOL, WE SOMO OBRIGADOS A ENGOLIR ATRAVEZ DAS PARABOLICAS OS NOTICARIOS ESPORTIVOS DE SÃO PAULO, AGORA MESMO ESTOU ESTOU TENTANDO OUVIR A PROGRAMAÇÃO DA RADIO TUPI VIA INTERNET OI BANDA LARGA , E É UMA CONDIÇÃO INSUPORTÁVEL, NOS RADIOS ELA NÃO PASSA NEM PERYTO,,,, COMO FAZER PARA DESFRUTAR DE MATERIAL ESPORTIVO COMO DEBATES E COMENTARIOS DOS ANALISTAS DA RADIO TUPI VIA INTERNET??? SERIA POSSIVEL???