segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Kiss FM 91,9 RJ - Situação atual


      Nestes últimos quatro meses tivemos a aceleração do processo de criação e concessão da Kiss FM RJ, conforme foi noticiado aqui e nos outros três blogs. Desde aquele momento, nós fomos dando noticias conforme nossas fontes foram nos passando e conforme iamos confirmando tais informações. Agora, vamos divulgar seu panorama atual desde que seu processo de formação se acelerou em agosto deste ano.
     A situação é a seguinte: a Kiss RJ já possui um estúdio praticamente pronto só faltando alguns ajustes e acabamentos. As obras do mesmo só deram uma paralisada agora, pois está acompanhando o fim dos processos burocráticos junto a Anatel, Ministério das Comunicações e Ibama. Ela está aguardando a finalização deste processo para poder subir com seus equipamentos para o Sumaré e a partir daí, iniciar definitivamente suas atividades em terras fluminenses.
     Uma outra novidade sobre a Kiss é sobre o Sumaré e a oficialização do seu parque de transmissão provisório em São Gonçalo. No caso do Sumaré, a Kiss conseguiu um espaço, em local não divulgado, para colocar suas antenas e seus transmissores, porém, estes ainda não poderão ainda funcionar, uma vez que a Anatel ainda não aprovou a mudança de classe de potência, que desde que ganhou a concessão, só pode transmitir apenas 300W ( classe C), porém no processo onde ela oficializou o seu parque provisório, também constava a mudança de classe para A2, que seria a potência de 30KW. Ela também que mudar o endereço do seu parque de transmissão para o Sumaré para poder transmitir para toda região metropolitana do Rio de Janeiro, ou seja, local no Sumaré ela já possuí e os equipamentos de transmissão também. Falta a Anatel e o MC realizarem a troca de potência e aprovarem a mudança do endereço do parque transmissão para ela realizar os trabalhos e entrar no ar imediatamente.
     Neste último dia 10 de outubro, a Anatel aprovou o parque provisório da Kiss, no Centro Empresarial 1000, no centro de São Gonçalo. Na verdade, ela oficializou este parque que já funcionava há um ano.Tal aprovação saiu no Diario Oficial da União do dia 14 de outubro de 2011. Esperava-se que na mesma autorização onde oficializou este parque provisório, também fosse aprovada a mudança de classe de potência, de classe C para A2, o que não ocorreu. Ainda sim, a Kiss RJ continua lutando junto ao MC e a Anatel pela mudança de classe, o que pode ocorrer em breve. Embora ela não tenha conseguido a mudança de classe, tal oficialização do parque São Gonçalo teve dois objetivos: garantir a posse do canal e oficializar este parque transmissão, que até então operava sem autorização,  mesmo sendo ela legalizada e dona efetiva do canal 91,9, já poderia ser considerada pirata mesmo não sendo e por conta disso vir a ser penalizada injustamente por isso.
      No caso de garantir a posse do canal, para a Anatel e o MC, a forma de um concessionário garantir sua posse enquanto não inaugura em definitivo, é transmitir um sinal de teste mesmo que em baixa potência. Isso acontece porque na lei geral de telecomunicações diz que a partir do momento que um concesionário ganha uma concessão e oficializa sua existência, ele é obrigado a colocar o canal imediatamente no ar, sob pena de multas e principalmente de perder a concessão. Em geral, concessionário tem um prazo para colocar a estação no ar e caso este prazo seja ultrapassado, ele pode perder a concessão. As duas únicas formas de um concessionário garantir sua concessão é pedindo antecipadamente a prorrogação do prazo para colocar a estação no ar ou colocando um sinal provisório até conseguir estruturar sua estação em definitivo. Já no caso de sua estação provisória, a Kiss oficializou não só pelos motivos citados acima, mas também para ganhar tempo, enquanto luta para conseguir a tão sonhada mudança de classe e a autorização provisória no Sumaré.
    Quanto ao sistema irradiante do parque de transmissão proviório de São Gonçalo, este tem capacidade de transmitir até 5KW, porém por conta da limitação de potência imposta pelo MC e Anatel, ela só pode transmitir até 300w, subutilizando a capacidade dos equipamentos existentes.  O transmissor é um Telavo  modelo RDFM 1000T, de 1000w, já a antena e da marca Ideal modelo FA04-R-U-220 , de polarização circular e com capacidade de transmitir até 5KW. Se transmitisse com os 5KW que seu sistema irradiante tem de capacidade, a Kiss já poderia trabalhar razoavelmente até conseguir se instalar no Sumaré em definitivo, cobrindo boa parte da região metropolitana com facilidade e ao mesmo tempo anulando a pirataria realizada pelo pastor bandido Ednaldo Valdemar da Silva, porém infelizmente ainda não pode fazer isso. Enquanto isso, este pastor bandido vem aumentando cada vez mais a potência de seu parque irradiante pirata, se aproveitando da impunidade, lentidão das autoridades e conivência da Anatel e da PF que até agora não fizeram nada contra este pastor bandido que chega até mesmo pedir dinheiro no ar como os demais estelionatários da fé. Agora, até apoio do Crivella, o mesmo que apoiou a aprovação da concessão da Kiss  no Senado, ele tem agora, quem diria. Para se ter uma ideia, o sinal dele já está chegando na Zona Sul do Rio. Se querem que ele seja punido e sua radio pirata seja definitivamente destruida, encham o site  e o telemarketing da Anatel de denuncias contra ele.
                                       Crivella apoiando pastor bandido Ednaldo Silva.
                Pastor Edinaldo silva pedindo dinheiro como seu mestre mor, Edir Macedo.
      Este é o quadro atual da Kiss, que segue se estruturando no Rio. Os obstáculos ainda são muitos, mas ela tem vencido a cada dia. Temos que apoia-la, pois ela representa uma luz no fim do tunel no dial carioca, diante de tanta decadência. Por isso temos que lutar por ela, pois ela representa a redenção do nosso Radio Carioca. Com a entrada dela, todo dial poderá passar uma grande ressureição, por isso enganjamento nesta luta. Se você quer um dial melhor, apoiem esta causa e lutemos por isso. Pensem nisso!


Dados da Kiss na Anatel.
Fabricante da Antena da Kiss 
Dados do transmissor da Kiss
Imprensa Nacional

Nenhum comentário: