sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Poluição sonora nos meio de transportes


O que a falta de respeito não faz. Leiam esta importante matéria do Blog ViaTrolebus.

Aumenta reclamação de música alta nos trens

Ilustração de Jonny Jorge
Nossa campanha "Doe um fone de ouvido para um funkeiro, e faça um ônibus feliz" chegou a mídia de grande circulação. Veja a reportagem do jornal Diário de São Paulo, muito bem feita por Jussara Soares que gentilmente entrou em contato com o Blog para colher meu depoimento sobre o assunto:


Tão proibido quanto fumar dentro de ônibus, metrô e trens da CPTM, o uso de aparelho sonoro também é vedado por lei e por normas de segurança. A diferença é que dificilmente você verá alguém acendendo um cigarro dentro de um transporte coletivo. Por outro lado, ver uma pessoa ouvindo música alta sem o fone de ouvido está se tornando uma cena comum, capaz de irritar até o mais pacato dos passageiros.


A poluição sonora nos trens já corresponde a 25% das queixas dos usuários à CPTM. Apenas no primeiro semestre deste ano, a companhia recebeu 2.001 reclamações por causa da trilha sonora imposta pelos "DJs" dos trens. A média é de 333 manifestações por mês, um aumento de 83% em relação a 2010, quando foram feitas 2.183 queixas em todo o ano, média de 181 por mês. Em 2009, foram 1.178, com média mensal de 98 registros.


Protesto na rede / Já no metrô, a música alta gerou apenas oito reclamações neste ano. Em 2010, também foram oito e em 2009, dez. Por sua vez, a SPTrans registrou no primeiro semestre deste ano 36 queixas de passageiros dos ônibus da capital. No ano passado, foram 83.


Tal número é baixo se comparado às manifestações nas redes sociais. No Facebook, Orkut e Twitter há até campanha para que os "DJs" usem o fone. No Orkut, a comunidade "Doe Um Fone de Ouvido Pra Funkeiro e Faça um Ônibus Feliz", criada por um paulistano, tem 5,2 mil pessoas. No Facebook, os usuários publicam uma imagem da campanha "Operação Fone de Ouvido - Por um Ônibus Silencioso". E, no Twitter, vociferam contra o desrespeito em tempo real graças aos celulares com internet.


A Lei 6.681, que proíbe o uso de aparelhos sonoros ou musicais no interior dos transportes coletivos na capital, é de 21 de junho de 1965, mas ela nunca foi tão desrespeitada desde o advento do celular com MP3, televisão e acesso à internet.


"Este é um problema que vem aumentado há dois anos. Além da música, tem gente que assiste ao jogo e à novela", diz o consultor de mídias digitais Renato Ozório, que já encontrou com "DJs" em trem, metrô e ônibus. Renato chegou a presenciar uma briga na Linha Vermelha. "Um passageiro pediu para a pessoa desligar o celular, mas ela disse que não desligaria porque o passageiro não era dono do metrô", diz ele, que também iniciou em seu blog (www.viatrolebus.blogspot.com) uma campanha pelo uso do fone de ouvido.


A universitária Cátia Paiva, de 34 anos, já foi obrigada a ouvir funk, pagode, rap e até música religiosa no ônibus. "É uma falta de educação. Eu sei que é um desrespeito à lei, mas fico intimidada e nunca pedi para desligar o som. Não sei qual será a reação da pessoa. Deveria ter mais fiscalização", reclama.


Motorista pode convidar usuário a deixar o ônibus
Para Horácio Augusto Figueira, especialista em tráfego e transporte público, faltam fiscalização e ação efetiva para mostrar que a lei deve ser respeitada. "É preciso uma demonstração de que a lei funciona na prática", diz Horácio, sugerindo até a participação da polícia em alguns casos. "Nunca vi fiscalização nem motorista ou cobrador tomar alguma atitude", diz Renato Ozório.


A CPTM e o Metrô afirmam que seguranças circulam nos trens e nas plataformas para proibir a infração. No ônibus, a SPTrans informou que o motorista e o cobrador devem pedir que o portador do aparelho de som o desligue ou use fones de ouvido. "Se não obedecer, ele é convidado a deixar o ônibus e, caso se negue, os operadores devem pedir auxílio da polícia. A SPTrans acrescentou que faz campanhas de conscientização.


No Twitter
"Ow animal, já inventaram o fone de ouvido, não é todo mundo que curte seu estilo musical. #cptm"
Arthur Hulk no Twitter
@matutar


"Mesmo sendo proibido por lei, o povo insiste em compartilhar o que ouve no metrô. Cadê fiscalização e fone de ouvido?"
Lucas Oliveira no Twitter
@lucasafoliveira


"Gente ouvindo música religiosa no ônibus porque a senhora
ao lado não usa
fone de ouvido!"
Naomi Kaikuza no Twitter
@kaikuza


"O f... ao meu lado não sabe a arte de usar fone de ouvido. Eu sei e já botei uma Shakira aqui nos ouvidos #cptm"
Karina Flausino Diaz no Twitter
@ karinamarigold

Nenhum comentário: