sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Curiosidades sobre pinturas das empresas de SP e do RJ - Parte 2

        Conforme prometi há duas semnas atrás, estou colocando mais fotos das pinturas das empresas de São Paulo e do Rio. Desta vez você verão semelhanças com as da região metropolitana do Rio de Janeiro.

   Acima, Viação Transcol e abaixo, Nossa Senhora da Penha e Jabour. A conhecidências são tão grandes que até o nome da empresa guarulhense tem o mesmo nome de uma extinta empresa iguassuana: a Transcol. Vale lembrar que o autor do desenho fez questão de mencionar que a pintura da Transcol paulista era inspirada na da Nossa Senhora da Penha. Agora vejam outra conhecidencia, uma empresa de Guarulhos utilizava a pintura da Rio Minho e tinha como nome um bairro de Niterói que por sua vez é a sua área  de atuação: Icarai.




    E esta aqui que vocês verão abaixo, além de ter a pintura idêntica a que Auto Diesel teve há uns dez anos atrás possui o nome um bairro boêmio carioca: Humaitá.

  E agora vocês verão a semelhança entre a Bangu e a Campo Limpo de São Paulo:


     Hoje todas ou quase todas as empresas de São Paulo sejam elas municipais ou intermunicipais possuem cores padronizadas com excessão dos municipios do interior daquele estado. Estou mostrando aqui como era São Paulo antes da padronização das pinturas dos ônibus que para quem não sabe, começou com o falecido dono do Itau que foi prefeito daquela cidade no final da década de 70 e que muitos transtornos trouxe para as empresas, população e até encarroçadoras que foram pegas de surpresa. Na época da Erundina foi ainda pior. E hoje o EMTU( o Detro de São Paulo) vira e mexe quer ficar trocando as pinturas dos ônibus de lá da noite para o dia obrigando as empresas a colocarem os ônibus nas ruas com pinturas mal feitas para não deixar a população na mão. O senhor Eduardo Paes quer colocar isso aqui. Lembre-se, isso vai ser um transtorno na vida do carioca pior do que a mudança de entrada no ônibus, pois vai ter muita gente pegando ônibus errado e parando em local perigoso e sendo assaltada. Vai virar fonte de preconceitos, pois os ônibus oriundos da verdadeira Zona Oeste( que vai de Deodoro a Santa Cruz) e Norte serão estigmatizados por quem mora na Barra e Recreio( Zona Leste) e na Zona Sul. Vale lembrar que a associação de moradores da Barra da Tijuca está querendo tirar as linhas que saem de lá para Baixada Fluminense, culpando-as pelos engarrafamentos, quando sabemos que é o carro particular o grande vilão e este deveria ser combatido como o cigarro. Por tras disso, está nada mais nada menos que o preconceito social  que estas pessoas tem pelos mais pobres. Com a padronização isso vai piorar ainda mais. Pensem nisso! E acessem o site que mostra como eram as pinturas antigas dos ônibus de São Paulo antes da padronização e os compare com o site do Sidney Junior. E só!

6 comentários:

Marcos Vinicius Gomes disse...

Na verdade na cidade de SP, todos são brancos por padrão, mas mudam a cor de suas pinturas de acordo com a região. Já as empresas intermunicipais (que circulam entre os municipios da grande SP e dentro de da capital) são azuis, prata e vermelho, uma cor que que agrada - o problema é o engano, já peguei ônibus errado algumas vezes por isso, além de a tarifa ser muito variável(e mais cara do que a dos ônibus que rodam apenas na capital)

Leonardo Ivo disse...

Marcos,
Como sou anti-padronização, gostaria de saber se você pode me autorizar a publicar esta postagem em blogs parceiros anti padronização como testemunha real do estrago desta iniciativa eleitoreira e corrupta destes politicos.Obrigado desde ja! Abs!

Marcos Vinicius Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Vinicius Gomes disse...

Leonardo,

Fique a vontade. Eu acho válido, não adianta apenas a perfumaria, estética, se o transporte é ruim.
Abraço!

Marcos Vinicius Gomes disse...

Complementando sobre as coincidências, lembro que nos anos 90 esta empresa que foi mostrada (Viação Campo Limpo que faliu ano passado) comprava ônibus de empresas cariocas e os colocava em regime de emergência
com as cores originais mudando apenas o nome da companhia. Era possível ver os nomes das linhas cariocas pintados em plaquinhas no teto. Mas eram ônibus bem conservados, diga-se de passagem.

Adriano Santana disse...

essas pinturas da rio minho/icaraí e auto diesel/humaitá são eranças da adm. do grupo dos constantinos das ditas empresas, tanto é que na época que aqui no RJ rodavam os caio vitória na rio minho, aí em SP rodavam do mesmo modelo na icaraí, assim como os monoblocos O371, e tambem na auto diesel e humaitá. na verdade todo o grupo breda daqui do RJ (breda rio, auto diesel e andorinha) já passou pelas mãos dos constantinos, e de surpresa a rio minho tambem passou. reparem que as "barrinhas da pintura da auto diesel/ humaitá são iguais as da rio minho/icaraí. só mudam as cores

abraços e parabens pela curiosa postagem.
dica: pesquisem no onibus in brasil a empresa icaraí e verão melhor as semelhanças.