quarta-feira, 7 de julho de 2010

Patrimonio histórico das ferrovias brasileiras sendo leiloado com valor nobre, mas que deveria está no museu


    Estive visitando hoje o blog Ferrovias do Brasil do Carlos Latuff, onde ele descreve sobre as ferrovias gregas. Nele, ele comentou sobre o auto de linha, que sempre foi algo que me chamou a atenção ja que muitos deles são carros de verdade onde as pessoas tiram as rodas, colocam aquelas rodas de trilhos e travam a direção para que o mesmo possa andar na ferrovia. Diante disso, comecei a fazer pesquisas no Google sobre este tipo de veiculo e eis que acho algo improvável: um site que está leiloando reliquias das ferrovias brasileiras. Trata-se do Imperador Leilões. Lá vocês verão verdadeiras reliquias como locomotivas a vapor, vagões de madeira, mobiliário e equipamentos ferroviários antigos que deveriam está no minimo numa filial de uma ABPF(Associção brasileira de preservação ferroviaria) de cada cidade. Material esse que foi de grandes ferrovias brasileiras como a Sorocabana, São Paulo Railway, Leopoldina Railway,Central do Brasil, RMV e outras. Apesar de me entristecer de ver um patrimonio sendo vendido, não sendo exposto permanentemente como material de museu e mesmo andando como trem turistico, este site vende estes veiculos a preços que ultrapassam a um apartamento na Barra da Tijuca, um onibus rodoviario semi-novo, ou mesmo um cavalo mecânico semi-novo ou um carro esporte tipo BMW. Eles estão sendo vendidos a no mínimo R$300,000.00, o que mostra o quanto o material de nossa ferrovia tem valor e que felizmente não é valor de sucata e sim valor histórico, o que é o mais importante e feliz nisso tudo.
      Isso mostra que também que o brasileiro valoriza a ferrovia por mais a industria automolistica tente sufoca-la, a sua importancia na memória do povo e o sonho que muitos tem de ver as ferrovias funcionando como no passado. Ainda mais hoje com problemas de engarrafamentos, acidentes, violência urbana que tanto assola a vida do brasileiro e que no transporte ferroviario, no caso desta última tem como ser controlado e descoberto como acontece no transporte aéreo. Acessem o site e vejam como o patrimonio ferroviario brasileiro  possui um valor inestimavel  e que ainda pode nos dar muitas alegrias no futuro. E só!

Imperador Leilões: http://www.imperadorleiloes.com.br/lotes.asp?ID=75

Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Leia matéria em meu blog de como utilizar a arte para criar uma consciência de preservação do patrimônio histórico material e imaterial. Caso Município de Senador Pompeu, Ceará. Leia, comente e divulgue: www.valdecyalves.blogspot.com