terça-feira, 15 de junho de 2010

Radio Voz da Russia está com programação local no Brasil

 

       A Radio Voz da Russia, antiga Radio Central de Moscou está transmitindo seu sinal em emissoras locais do Brasil. As emissoras participantes são: Radio ABC de São Paulo 1570 AM, Radio Guaiba 720(do mesmo grupo da Record 990) de Porto Alegre, Radio Senado e Metropolitana 1090 Am do Rio de Janeiro. No caso do Rio, as transmissões são apresentadas pelo radialista Romilson Luis(ex-Radio Cidade, ex-Antena 1) e Lucia Leme( ex-apresentadora do programa Espaço Publico da saudosa TVE, hoje Tv Brasil) na Radio Metropolitana 1090 as 18:00. Ainda é possivel ouvir sua programação em ondas curtas as 19:00 e 23:00 de todo o dia em 31m e 25m. Felizmente ela não encerrou suas transmissões em Oc em português de Moscou para cá, como fez a BBC que desde 2005 acabou com suas transmissões em português para o Brasil preferindo pagar inserções em emissoras locais como Globo, CBN e outras após o noticiario local destas e nem fez como a Radio França Internacional que trocou as transmissões em português para o Brasil em Oc para bandas de satélites digitais. Vale lembrar que mesmo assim os horários que a VR dedicava ao Brasil no passado ja foram mais do que isso, indo das 19:00 a 0:00, inclusive na época da URSS. Este programa é transmitido em Fm pela Rede Senado de Radio em diveras capitais do Brasil e também estará no Rio em Fm quando a Radio Senado resolver seu embróglio com a EBC, INEA, ICMBIO e Ibama no que se refere a espaço no Sumaré.
     Neste programa, é possivel conhecer o cotidiano da Russia em termos gerais, numa linguagem facil e objetiva, com apresentadores locais e de forma acessivel, uma vez que está sendo transmitido em emissoras locais e  num horário em que quase todo mundo está ouvindo rádio por conta estarem se deslocando para casa, escola ou faculdade, que é  as 18:00 da noite. Este programa é fruto de uma parceria entre o site de economia Investimento e Noticias e a própria Radio Voz da Russia que alugam horários nas emissoras citadas no inicio do texto. È uma excelente opção para quem quer diversidade no rádio e está cansado com a programação das demais rádios e deseja algo diferente para ouvir. Nele, conhecemos a realidade de um pais milenar, de dimensões continentais, cujo o perfil econômico é bem parecido com o nosso e ainda tem o fato de que bem pouco tempo atrás dividiu o poder do planeta com os EUA. E um pais fantástico e que merece ser bem conhecido, tanto a época de Império Russo como URSS, pois há muita coisa que temos que saber dele, do qual nós brasileiros pouco sabemos direito, o que faz dele um programa educativo. A midia brasileira  quando trata de assuntos estrangeiros( sem ser noticias), só trata de assuntos sobre culturas e cotidianos dos EUA e da Europa Ocidental ( Inglaterra, Alemanha, Italia e França) em sua maioria, em detrimento de paises China, India e a própria Russia que adquiriram um peso econômico e politico forte, continuando a preferir cobrir  o cotidianos da Europa Ocidental, EUA e um pouco do Japão, em rarissímos casos. Sabemos as vezes mais da geografia da Europa Ocidental e principalmente dos EUA do que nosso pais, infelizmente. Por causa de situações com essas, que é mais um motivo para eu incentivar a audição deste programa da Voz da Russia. E o melhor de tudo, numa linguagem facil, objetiva e mais íntima, uma vez que são feitos por radialistas locais e conhecidos do publico brasileiro, em particular o carioca. E uma excelente opção no final do dia . Vale a Pena! E só!

Expediente da parceira do site investimento e Noticias e a Radio Voz da Russia:  http://www.investimentosenoticias.com.br/geral/institucional/expediente-de-produtos-especiais-do-in.html

Radio Voz da Russia em português:  
http://portuguese.ruvr.ru/

Radio Metropolitana 1090:
http://www.metropolitana1090.com.br/

2 comentários:

Victor Faria disse...

Fiquei sabendo que a TV União (canal 40 UHF) está sem sinal há algum tempo. Você poderia fazer um post sobre isso, já que tem muita gente que não sabe o que se passa com ela.

Abraço!

Anônimo disse...

Maceió,07/03/11


Interessante:eu julgava que o nome da emissora fosse apenas "Voz da Rússia" enão esta escrescência
de "Rádio" Voz da Rússia.