domingo, 27 de junho de 2010

O relógio da Central do Brasil está parado a mais de dois meses


   Desde meados de abril, o relógio de um dos principais cartões postais do Rio e do Brasil, cujo o prédio ja foi tema de filme, tendo uma importancia histórica e social no pais está parado. Trata-se do relógio da estação Dom Pedro II, conhecida como Central do Brasil devido a ferrovia a qual era a estação inicial do trajeto e onde era sede da mesma. Este relógio que foi fabricado pela IBM( a mesma do PC) na década de 30 está parado no horário das 8:40 ou 20:40 ha mais de dois meses. E muito triste ver uma coisa dessas acontecendo, tendo em mente que aquele relógio ja serviu de referência para milhões de pessoas para saber horários não só do trem, mas de compromissos do cotidiano e poderia está servido até hoje. E mais ainda, isto retrata o atual estado do transporte ferroviario do Brasil, onde a decadência ainda impera.
     Vale lembrar que aquele prédio precisa de reformas urgentes e poderia ser um excelente ponto turistico, pois o mesmo é lindo por dentro, mas está muito mal conservado, com  parte dos elavadores parados, pinturas e desenhos danificados pelo tempo, e outras coisas que muito causa tristesa a qualquer pessoa que tenha conhecido aquele prédio em seus dias de glória. Ainda hoje a secretária de Segurança ainda o ocupa, mas mesma tem planos de sair dali. Ai eu pergunto aos leitores, o  que deste prédio se isso acontecer?
     

Na Leopoldina a Secretária de Transportes saiu de lá e foi para o predio que era do Metrô em Copacabana, qual foi o destino da Estação Barão de Maua? Incerto! E o que mais me entristece é que tiraram o Gramacho de lá e não há mais trem e nem museu funciona ali. Em compensação seu relógio ainda funciona firme e forte fornecendo a hora certa mesmo a estação em que ele fica estando inoperante, ao contrario da Dom Pedro II que funciona a pleno vapor, mas seu expressivo relógio está parado ha mais de dois meses! E quando nesta estação ao vermos os quadros, pinturas, seu estilo arquitetônico e alguns avisos antigos perdidos, nós vemos a importancia que ela tinha no passado. Era como se fosse os atuais aeroportos de hoje. Hoje além de sua decadência interna tem também em seu entorno onde impera a desordem, vadiagem, bandidagem e a prostuição da forma mais decadênte possivel, embora a prefeitura esteja investindo em parte do entorno como o Morro da Providencia( a primeira favela do Brasil), a retirada do camelódromo e a expansão e reforma da rodoviária Américo Fontenele, por exemplo. Mais ainda é muito pouco. Isso é muito triste para um local que poderia até abrigar um shopping e salas comercais traquilamente, desde que respeitem sua arquitetura interna e seus tombamentos, ou seja sem descaracteriza-lo. Que um dia este prédio e seu relógio recuperem sua gloria perdida! E só!

Nenhum comentário: