sábado, 29 de maio de 2010

Um ano de saudades da Antena 1

      Nesta segunda-feira, dia 31 de maio, fará um ano que a Antena 1 nos deixou no Fm. E uma pena, pois era uma das poucas radios boas que havia no Rio. Era uma radio equilibrada e com uma excelente locução feminina, além é claro de uma ótima planilha musical. Ela acabou para que a Tupi fosse para o FM. Como todos aqui sabem, a Nativa ocupou seu lugar. Não ha como não sintonizar os 103,7, não lamentar e não sentir o vazio de ouvir que a Antena 1 não mais está la. O mesmo aconteceu comigo em janeiro de 2000, ha dez anos atras, quando apartir do dia 1º de janeiro ouvi um monte de sambregas e musicas ruíns tocando nos 95,7 e a minha saudosa e querida Alvorada também havia acabado para dar lugar Mania de Merda que felizmente acabou no final de 2002 para dar lugar Sulamérica Paradiso, radio que assim como a JB Fm nos consola hoje em dia, mas que não são a mesma coisa da saudosa Antena 1. Ela também era uma radio ótima que tinha o mesmo estilo da Antena 1, sendo que ela tinha um diferencial que muito me agradava: seu programa de musicas de Charms Black Soul Music. Era um programa dedicado ao Soul, Charm, R & B e o verdadeiro Funk da melhor qualidade. Era uma versão moderna e em FM do também saudoso Ritmo de Boate da também saudosa Mundial 860 e era todo dia após a Voz do Brasil. Quando ela acabou, esse programa foi embora para sempre.
     A Antena 1 tocava muitos flashbacks e discomusics uma hora antes da Voz do Brasil. Era òtimo! Nos ultimos dois dias antes de acabar, ela estava tocando o melhor das musicas que ja executou em sua história, algo para não ser esquecida e de fato não foi. Foi um playlist inesquecivel.
    Os membros da comunidade Dial Rio de Janeiro do Orkut, o radialista Ernesto Costa Pina e Marcelo Delfino, do site Tributo ao Radio do Rio de Janeiro fizeram um protesto na porta da radio na Urca. Esperava-se que fosse umas cem pessoas pelo menos, mas infelizmente só foi mesmo o pessoal da comunidade e mesmo assim poucos. Foi um protesto muito legal, do qual também participei, pois era um fã de carteirinha da rádio. As locutoras como Isabela Quadros e Raquel Ricardo participaram do nosso protesto também na época. O Fatos Gerais fez a cobertura do evento: Cobertura do Fatos Gerais no protesto contra o fechamento da Antena 1 no dia 31 de maio de 2009
     Após o fim da radio, ouve várias mudanças em termos gerais. A Tupi que arrendou a mesma, reformou o transmissor dela, que é um BE35T dos anos 80, colocando valvulas novas e aumentando a potência da mesma, uma vez que a Tupi mesmo sendo inquilina assumiu a manutenção do Tx da Antena 1 que antes eram feitos por tecnicos particulares e que não eram funcionários da mesma. Toda equipe da Antena 1 foi demitida, sendo que a Naiara Alves e Raquel Ricardo estão na Sulamérica Paradiso, Cristina George continua seus trabalhos como locutora do metrô, Selma Boiron foi para Oi FM e Eulina Rego está trabalhando como produtora musical. Ja as outras locutoras ainda não sei  seus paradeiros, mas em breve eu divulgarei aqui.
     A Antena 1 continua ainda no ar, mas só pela internet e como vitrolão das musicas que tocava no Fm. A cada musica ela menciona sua vinheta com a voz da Raquel Ricardo.
     Finalizando o assunto, tudo isso aconteceu lamentavelmente por dois motivos: dificuldades financeiras da radio e mercado radiofônico. A radio segundo as locutoras, estava passando por dificuldades financeiras, pois vários de seus clientes haviam sidos afetados pela crise financeira de 2008 e diante disso suspenderam seus anuncios na mesma, o que agravou sua situação. A outra, é que como os fabricantes de MP3 players e celulares excluiram o AM dos equipamentos que fabrica, radios como Tupi e Globo começaram a perder ouvintes. Para frear estas perdas, a Tupi decidiu entrar no FM,  mesmo tendo uma audiência absurda no Am e na audiência geral, o que foi seguido pela Globo quase um ano após. Vale lembrar que os maiores ouvintes de rádio hoje são de equipamentos portateis e de autoradios e poucos são os de radios caseiros. Isso faz toda diferença! Tal situação só vai mudar quando for definido o padrão digital de rádio, o que tudo indica que será o DRM, pois o IBOC não está dando certo nos testes e não funciona bem no AM. O governo está inclinado a ficar com o DRM por causa dos seus canais de ondas curtas e AM da EBC, por isso a chance de ele ganhar é grande mesmo como lobby da Ibiquity, dona do IBOC. Caso saia o logo o radio digital, a chance de a Antena 1 voltar é muito grande e a  Nativa óbviamente voltaria aos 96,5 como canal primário ou secundário da Tupi. A Antena 1 deixou  milhares de ouvintes órfãos que até hoje lamentam sua perda. A comunidade dela no Orkut tem mais de 17mil membros, o que mostra que ela saiu do ar no auge da audiência como foi a Mundial 860 em 1993, o que talves não tenha sido percebido ou mesmo revertido de forma correta em publicidade pelo seu proprietário, o Sr. Paulo Maia. Espero que ele um dia entre a comunidade de sua radio no Orkut e veja a besteira que fez, se bem que acredito que ele não deva ter feito porque quis, mas porque realmente conseguir anunciante não deve ser facil. Até porque boa parte dos anunciantes só querem anunciar em radios populares como a radio que ocupou seu canal, a Nativa , Fm O Dia, Beat, Globo e Tupi. Mas se radios com pouca audiencia, como CBN e agora audiência média como a BandNews conseguem, a Antena 1 também podia ter conseguido e os anunciantes das duas são praticamente os mesmos que anunciavam na Antena 1 e que são voltados para o mesmo publico que Antena 1 era: Classe A e B e um publico que ainda que fosse pobre financeiramente( classe C), porém são mais exigentes e esclarecidos. Pelo menos ele colocou a radio na internet e não fez como o SGR que acabou com a Mundial impiedosamente sem motivo algum. Antena 1, Saudades Eternas! Voltará em Breve! E só!

Link da radio online: http://aovivo.visar.com.br/antena1_jw/
link da radio perdido ainda em funcionamento: http://www.antena1rio.com.br/program.html

2 comentários:

Victor Faria disse...

A Antena 1 poderia entrar no lugar de rádios evangélicas. A Jovem Pan foi outra que saiu e ainda não voltou. A coisa vai ficar ainda pior se a Tamoio entrar em FM também e a JB sair (ouvi falar sobre isso). Acho bom algumas rádios AM entrarem em FM, principalemente por causa das transmissões de futebol, mas rádios como Antena 1, Jovem Pan e JB não poderia ficar de fora. Há tantas rádios evangélicas, que poderiam ser adquiridas para que as AM's entrassem nessa faixa.

Abraço!

Marcos Vinicius Gomes disse...

É paradoxal. Dizem que as populares são maioria porque são mais ouvidas, mas (pelo menos até agora, até o presente momento, isso porque estamos vivendo mudanças econômicas signirficativas) essas populares não anunciam produtos com grande valor agregado. Já as mais segmentadas dizem que tem um público seleto, com poder aquisitivo. Entretanto, como o Brasil tem sido um país com histórico de exclusão, ter uma programação segmentada não significa retorno garantido, mesmo que esta audiência tenha dinheiro para comprar os produtos. Somente com a mudança deste quadro (que esperamos esteja mudando) poderemos equilibrar esta conta tento uma concorrência mais saudável. Aqui em SP a Antena 1 já foi boa, com muito black e flash backs 60,70 e 80, agora está muito imediatista.