quarta-feira, 24 de março de 2010

Viação Bangu assume a linha 367

        Micrão Mascarelo chassis Mercedes Benz comprado em 2008, através de financiamento do Banco Safra ja em péssimo estado de conservação.
      A Viação Bangu assumiu desde ontem, 23 de março, a linha 367( Praça XV - Relaengo). Esta linha foi reativada pela Viação Campo Grande ha seis meses atrás, após compra-la da Feital. Porém a Campo Grande não teve gaz e competencia suficiente para continuar operando e diante disso, repassou para a Bangu. Esta empresa se encontra num estado de sucateamento similar ao que se encontrava a Ocidental antes da prefeitura tomar suas linhas em setembro do ano passado. A Campo Grande não renova sua frota desde 2008, quando adquiriu micrões Mascarello com chassis Mercedes Benz, através de financiamento pelo Banco Safra. Vale lembrar que estes mesmos onibus ja se encontram bastante sucateados, com suspensões avariadas e até com caixa de itinerário e de fusiveis presa com rebite e remendos de chapas de aluminio. Isso para um onibus com pelo menos dois anos de uso é vergonhoso. O mesmo acontece com os onibus que ela comprou usados a Lourdes, os Apaches Vips. Como a Oriental, Ocidental e Santa Sofia, esta empresa ja teve momentos melhores tendo onibus com chassis Scania 133 em suas linhas.
       Esta empresa se encontra com um forte défict profissionais, não apenas motoristas como lanterneiros, mecânicos, faxineiros, eletricistas e etc. Na ultima vez que embarquei na 367, ainda com a Campo Grande, ela fazia anuncio procurando tais profissionais. Isso foi no dia 20 de março. Com relação as linhas que assume, não é a primeira vez que ela assume e abandona em seguida por falta de competencia ou estrura. No ano passado, ela assumiu as linhas 379 e 395, logo depois teve de repassa-las a Bangu pelo mesmo motivo que está repassando a 367. Eu mesmo ja vi dois onibus da Campo Grande um do lado do outro enguiçados ha uns meses atrás.E aproximadamente ha um mes, vi três na Avenida Brasil enguiçados. Concluindo: sua manutenção e renovação de frota estão péssimos de mais, e ainda para completar, utilizam um velho caminhão reboque Mercedes Benz 1113 para fazer socorro na rua. E no caso da 367, eram muitos onibus enguiçando , tempo de espera de até duas horas e ainda reduziu o numero de onibus na para apenas quatro carros. A reclamação sobre a Campo Grande no que se refere a linha era constante. Ha quem diga que estava ficando igual a época da Feital, o que não acredito, pois era bem pior e eu era passageiro assíduo desta linha na época da Feital. Sobre a Campo Grande, numa pesquisa da Prefeitura, ela ficou entre as piores empresas de onibus do Rio, juntamente com a Breda e a Oeste.
     Auto Viação Bangu hoje(acima) e há dois anos atrás na época do Grupo Guanabara.

      Sobre a Bangu, muita gente gostou de ve-la assumir a 367. Tanto é que até existia antes da Campo Grande assumir a linha uma comunidade de manifesto pela Bangu assumir esta mesma linha. Quando a Campo Grande assumiu a linh, a comunidade ficou perdida, só não sei se chegou a ser extinta pelo criador dela. De qualquer forma, foi um movimento vitorioso, mesmo que tardiamente. Mas voltando a Bangu, muita gente gostou da operação dela na linha que logo colocou alguns onibus com ar comdicionado, mas ainda sim não veem isso com bons olhos por dois motivos. Primeiro é no que se refere a monopólio, pois entendem que ficar tudo na mão de uma empresa só  piora o serviço, esse foi um dos motivos desta linha não ido de imediato para a Bangu e ido para Campo Grande, embora o serviço da Bangu seja relativamente bom principalmente na atual adminstração. A outra seria ao atual crescimento acelerado que esta empresa vem vivendo nos ultimos dois anos. Muita gente, assim como eu, deve lembrar como ela era ha dois anos atras e ficam felizes com sua atual situação, mas tem medo de que ela por conta de pegar muitas linhas fique numa situação análoga a da Ocidental que também teve crescimento acelerado durante um tempo e depois que assumiu parte das linhas da Santa Sofia praticamente quebrou. Mais olhando do ponto de vista positivo, não acredito que a Bangu quebre ou se deteriore, uma vez que seu dono também é dono da Lacosta Turismo também fez esta ultima crescer e agora conseguiu fechou contratos de fretamento com varias empresas da Zona Oeste, entre elas a Hermes. Um outra reclamação que se tem sobre a Bangu é o excesso de micrões nas linhas e a não priorização com suas linhas originais suas, como a 725,794 e 383, esta ultima com um numero muito alto de micrões. Espero que esta linha seja a ultima da Bangu, uma vez que ela não tem profissionais suficientes para assumir tantas linhas assim e isso com certesa pode trazer sérios problemas para ela. Há que diga que ela tambem está para assumir a S11 (Praça XV - Inhoaiba) no lugar da Santa Sofia e da Oeste.
     O que poderiam ter feito eram ter repassado esta linha para outras empresas como a Andorinha, Novacap e Vila Real, que são empresas menores e com condições de assumi-la, embora no caso da Andorinha não seja das melhores, uma vez que esta empresa não tem um histórico recente de bons serviços e só agora é que por ter adquirido a 756( Barra -Senador Camará) é que foi obrigada a comprar onibus novos ja que não renovava sua frota ha mais de três anos, vide o 391( Praça Tiradentes -Padre Miguel). De qualquer forma desejo boa sorte a Bangu e que ela não repita o que Feital e Campo Grande fizeram com a linha. E só!

7 comentários:

Unknown disse...

nós moradores do Barata, Jardim novo (realengo), estamos edignados com tanta demora com a linha 794 bangu x cascadura. tem essa demora devido a linha novas tais como 794b taquara x bangu. 367 praça xv x realngo. as vezes o ônibus 794 cascadura demora 30 a 40 minutos.
estamos revoltados com tantos transtornos e isso acontece todos os dias.
cadê o nosso direito de ir e vir.
chegamos no trabalho atrasado por causa da demora dos ônibus da linha 794 cascadura x bangu...

Ev.Daniel disse...

estou de acordo com o Alex Sandro, só quero acrescentar que o onibus 742 da linha Cascadura x Padre Miguel(Viação Bangú),é um desrespeito só com todos. Não param nos pontos destinados a eles e principalmente nos fins de semana.
Moro na Piraquara eminha filha na Rua Aritiba,quando ela vem na minha casa,tem que esperar no minimo 40 minutos a uma hora.
Ainda tenho esperança da empresa colocar fiscais nos pontos estratégicoa.

Anônimo disse...

Como gostaria que a empresa Bangu continuasse expandindo seus negócios para além de Campo Grande. A mesma está operando a S11, e, digno de nota, com muita qualidade.
Há linhas entre os bairros de Campo Grande a Sepetiba que não são devidamente valorizadas pela Transportes Zona Oeste, sendo as mesmas:

-380 (Santa Cruz x Carioca)
-388 (Cesarão x Carioca)
-390 (Sepetiba x Carioca/Passeio)
-399 (Santa Cruz x Tiradentes)- Sendo que esta ultima foi desativada pela prefeitura, mas, se houver interesse do setor, a mesma pode retornar, pois moradores das adjacências da av.Cesario de Melo (Paciência/Cosmos/inhoaíba/Cpo grande) não tem opcao de linha convencional pela av.Brasil com a tarifa do municipio.

Essas linhas possuem trajetos importantes e que podem ser operadas nos horarios de pouco fluxo no sistema de parador pela Av.Brasil e nos de pico com viagens expressas pela seletiva. Atualmente, 388 e 390 circulam com 90% da frota indo até coelho Neto e 380 acredito que 95% indo até este bairro, sendo que seus trajetos originais são até o centro.

A Transportes Zona Oeste insiste em colocar poucas linhas em direcao ao centro e com valor alto, com isto, não utilizamos o ônibus todos os dias e recorremos ao trem, mesmo que viajando sem conforto, pois os empregadores não se dispoe a pagar tarifas altas de passagem como a do 1131 e 1136 de R$ 7,00.

A La Costa que é do grupo Bangu poderia entrar na concorrência por estas linhas.
Sucesso!

Anônimo disse...

Peço com ergencia linha direta pra campo grande que passe na rua do governo em realengo e melhorar a linha 794 cascadura bangú pois demora muito pois este bairroé pessímo em conduçâo

joelma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

a linha 367 demorar muito,tem mais ônibus de manhã,necessito dessa condução ,quando passa os motorista passa direto, ontem dias das mães indo para casa não moro perto não, moro en itaborai enfrente o presunik ou antigo hospicio en magalhães bastos,
5e 20 da tarde demorar pra caramba e ainda passou direto cheguei tarde en casa por causa desse motorista e dessa linha 367 ,pego esse ônibus porque ele me deixa no ponto final para pegar o outro en praca quinze não tive outro jeito de pegar 383 e pegar o outro na cental lugar perigoso,peço melhoras mais ônibus a tarde e a noite porque de manhã eu sei que tem, e que o motorista pare no ponto e não passe direto ..

joelma disse...

a linha 367 demorar muito,tem mais ônibus de manhã,necessito dessa condução ,quando passa os motorista passa direto, ontem dias das mães indo para casa não moro perto não, moro en itaborai enfrente o presunik ou antigo hospicio en magalhães bastos,
5e 20 da tarde demorar pra caramba e ainda passou direto cheguei tarde en casa por causa desse motorista e dessa linha 367 ,pego esse ônibus porque ele me deixa no ponto final para pegar o outro en praca quinze não tive outro jeito de pegar 383 e pegar o outro na cental lugar perigoso,peço melhoras mais ônibus a tarde e a noite porque de manhã eu sei que tem, e que o motorista pare no ponto e não passe direto ..

14 de maio de 2012 10:56