sábado, 20 de março de 2010

Sobre os blogs que abrem os olhos da população

      Gostaria aqui de parabenizar o trabalho feito pelos blogs Brasil, Um Pais de Tolos, O Kylocyclo, Planeta Laranja, Cultura Alternativa e Futebosta. Blogs pertencentes aos blogueiros Marcelo Delfino, aos irmãos Alexandre e Marcelo Pereira e Bruno Oliveira. Estes blogs prestam um excelente serviço de utilidade publica a população ao mostrar como a sociedade brasileira é de fato, como ficou assim e as saidas de como mudar tal quadro em que vivemos hoje.  Cada blog descreve a sociedade brasileira sob uma ótica própria de acordo com a visão de seus autores, porém eles se complementam entre si no que se refere a descrição e a critica da sociedade brasileira em si.
     
           O blog Brasil , Um pais de Tolos, do Marcelo Delfino, faz uma abordagem politica e ao mesmo jornalistica sobre os fatos que ocorrem no pais. Ele mostra o que verdadeiramente acontece por tras dos fatos ocorridos e dá uma visão imparcial das noticias e de seus  comentários destas noticias procurando esclarecer aos seus leitores a verdadeira intensão dos atores envolvidos nas noticias que ele publica em seu blog. Marcelo Delfino também é editor do site Tributo ao Radio do Rio de Janeiro.
    

      

 Ja o blog O Kylocyclo, do Alexandre Figueiredo, é um blog que embora também trabalhe na mesma ênfase do Marcelo Delfino, é mais voltado a fazer uma crítica cultural e social da sociedade brasileira em todos os sentidos, mostrando suas mazelas e vicios e a influencia da midia no processo de degradação da sociedade brasileira como um todo. Neste blog ele descreve como a midia manipula a população a serviço dos interesses das elites e das corporações nacionais e internacionais e de que forma isso influencia na vida de cada um. Também decreve como as classes dominantes tem feito para dominar a população de todas as formas sem se utiliza apenas das armas, onde esta procura através da midia, de artistas fabricados, de ritmos musicais maldosamente deturpados e na promoção  de valores politicos, culturais e até comportamentais, desmobilizar a população a deixando alienada, desunida e com valores em suas mentes que se volta contra si mesma, mas que não se dá conta disso. Nele ele descreve como a ditadura militar influenciou neste processo, que alem de despolitizar a população e desmobiliza-la, também está destruindo as culturas locais do pais a serviço da classe dominante loca e estrangeira, processo este em franca expansão nos dias de hoje.
         Ja o Planeta Laranja, segue a mesma linha do O Kylocyclo, porém ele é mais intuitivo e ao descrever em linguagem simples, atual e didática as mesmas idéias pregadas no O  Kylocyclo de uma maneira geral. Ele trabalha muito com figuras e imagens e é voltado para aqueles que estão iniciando no processo de entendimento das ideias e soluções apresentadas no Kylocyclo. Este blog pertence ao Marcelo Pereira, irmaõ do Alexandre Figueiredo e que também edita o blog Futebosta. O blog Futebosta faz uma crítica ao futebol brasileiro no que se refere ao seu uso pela classe dominante e pela midia no precesso de alienação de desmobilização do povo. Nele, Marcelo Pereira descreve como as classes dominantes usam o futebol e os times no processo de manipulação, despolitização e desmobilzação popular, onde a midia é a sua principal aliada neste processo.
       Ja o blog Cultura Alternativa segue também a mesma linha do Kylocyclo, porém voltado totalmente para o lado cultural deixando de lado o politico. Ele é escrito pelo Bruno Oliveira que tem apenas 14 anos e ja tem ideias formadas e inteligentes, embora ele seja parcialmente influenciado pelo Alexandre Figueiredo. Porém só fato de ele se relacionar com pessoas inteligentes e mais velhas do que ele, de ter opinião formada e inteligente sobre  o que pensa, e de buscar boas referencias para sua vida, ja o colocar na dianteira em relação as pessoas de sua faixa etária que em geral são completamente alienadas, manipulaveis, consumistas e voltadas  em  si mesmas. Ele poderia, e não sei se ja o faz, utilizar todo este conhecimento e opinião a seu favor influenciando seus colegas nas ideias que acredita e prega. E tem mais, ele também tem talento para compositor. E um jovem lider de opinião se formando e que pode fazer a diferença no meio de uma juventude cada vez mais alienada.
     Estes blogs, assim como varios outros que seguem a mesma linha na internet, não podem e não devem de forma nenhuma ficarem restrito apenas ao ambiente da internet. Eles tem de ser disseminandos e divulgados para o maior numero de pessoas possiveis, ou seja, aos quatro ventos. Eles fazem um excelente serviço a população ao abrir os seus olhos em cima do que as classes dominantes fazem com elas. Antes do advento da  internet e principalmente destes blogs que seguem esta linha (não são só estes, mas centenas deles), as pessoas não tinham como saber se tudo o que midia divulgava por radio, tv e jornal eram de fato idonêas. Só pessoas muito esclarecidas e muito perpicazes é que conseguiam perceber o que midia queria com a divulgação de tal noticia tendenciosa, com a promoção de um artista fabricado ou mesmo um ritmo musical maldosamente deturpado. A maioria aceitava sem questionar tudo como ainda é hoje com a diferença que não havia site e blogs que mostrassem o que estava por tras da midia. Com a existencia deles, muitas pessoas que antes eram manipuladas pelas classes dominantes começarão a pensar e a influenciar as pessoas a sua volta. Vão poder ver o outro lado oculto dos fatos da sociedade brasileira como um todo como nunca se viu antes sob uma ótica diferente do que estavam acostumados a verem, lerem e ouvirem, podendo ai formarem seu senso crítico e tirarem suas próprias conclusões e dai suas opiniões e não serão apenas manadas de gado, mas pessoas de verdade pensantes. Estes blogs tem de ser divulgados o mais rápidos possivel para que a população brasileira começe lentamente a gestar  uma nova semente de mudança. Parabens aos autores destes blogs e divulgue-os. E só!

Nenhum comentário: