domingo, 15 de fevereiro de 2009

Sobre trabalho infantil e meninos de rua

Há muito tempo venho analisando um fato que além de me intrigar e tem me incomodado bastante. E a situação entre meninos de rua e trabalho infantil. A midia tem dado muita importância ao trabalho infantil, pelo fato de verem crianças trabalhando em vários setores, em geral em trabalhos degradantes com horas exaustivas. Porém, há uma situação, que na minha opinião considero mais grave: os meninos de rua. Claro que a situação do trabalho infantil é grave, ja que estas perdem sua infancia tendo que trabalhar precocemente, deixando de estudar e brincar e ao mesmo tempo prejudicando seu desenvolvimento como seres humanos, pois precisam não só ajudar, como também sustentar suas familias, em geral miseráveis. Mas a situação dos meninos de rua se torna mais grave ainda, por que alem de não estudarem ,estes também não trabalham e ficam ao leu, ou seja, largados, comentendo crimes, sendo aliciados pelo crime organizados, sofrendo abusos sexuais, se drogando, fazendo bricadeiras perigosas e sendo agredidos milicianos,seguranças, policiais e toda sorte de truculencia possível.
São crianças que em geral ou fugiram de casa por causa da miséria no seu lar, ou por que eram agredidas por seus pais, ou mesmo padrasto com conivência da mãe. Em função disso, estas crianças fogem e vão viver na rua o que torna sua situação três vezes mais vulnerável do que aquela que está trabalhando precocemente. E isso é facil perceber, enquanto a criança trabalhadora está dentro de um local de trabalho, que por mais degradante possível, ainda que esteja sendo até mesmo agredida ali pelo seu patrão, esta mesma criança irônicamente acaba sendo bem vista e mais está de certo modo protegida ja que tem como gerar renda para sua familia, ainda que irrisória e em termos de agressão é agredida por uma só pessoa, ou duas no máximo.No caso do menino de rua não, este é tido como marginal, bandido, vagabundo e é cosntantemente agredido por centenas de pessoas de diversas maneiras e da pior maneira possível. São crianças que não pruduzem, ja que não trabalham e nem estudam, pelo contrário, oferecem riscos a sociedade justamente por não produzirem e nem estudarem e por conta disso cometem crimes e são agredidas e mal vistas, coisa que não acontece com a criança trabalhdora, esta ultima vista com olhos de piedade por parte da midia e da sociedade.
Temos que rever nossos valores. Sim, pois é inadmissivel se preocupar com uma problema se temos um bem mais grave na nossa porta e que de certa forma nos atinge diretamente. Acredito que algum leitor ou leitora, em particular ja foram assaltados por meninos de rua. E só ir la na Lapa ou na Uerj, por exemplo, vocês sabem bem do que eu estou falando. Quer um outro exemplo, a Chacina da Candelária teve muita gente que festejou.Quando essas crianças são agredidas, em geral populares dizem bem feito, isso quando não participam da agressão.Quando são mortos ou são sequestrados e mortos longe dali, as pessoas que moram nestas regiões dão graças á Deus, quando na verdade houve uma derrota da sociedade em resolver e enxergar o problema. Não podemos nos preocupar com um problema que acontece nos interiores dos estados se temos problemas muitos mais graves diante de nossos olhos.A situação dos meninos de rua é mais grave justamente porque são crianças sem familia, que não estudam, não produzem, não tem onde morar, estão suscetível a toda sorte de agressão possível, portanto é muito mais grave.No caso do trabalho infantil não, o nivel de abandono e agressão nem se compara aos dos meninos de rua.
Portanto, proponho que seja revisto isso, que antes de se preocupar com trabalho infantil, que se veja a situação dos meninos de rua.Pois resolvendo esse problema, logo trabalho infantil terá sua prioridade, ja que o mais grave foi resolvido.E resolvendo esse problema quem ganha é a sociedade que terá uma redução drástica na violência urbana, ja que essas crianças estariam estudando,brincando e protegidas pelo Estado ou Terceiro Setor, ganham também as crianças justamente por esses beneficios, que vale frisar são garantido pelo Estatuto do Menor.E uma vez resolvido esse problema, ai sim é que devemos atacar a erradicação do trabalho infantil, porque ai ele passa a ser prioridade.Essa a visão correta que proponho.

Nenhum comentário: