quarta-feira, 1 de maio de 2013

Mestrado sobre funqueiras não é elogioso sobre seu suposto "feminismo"

MARIANA GOMES, autora de tese que contesta o suposto "feminismo" das "musas" do "funk carioca".

Os defensores do "funk carioca" ficaram eufóricos quando a aluna da Universidade Federal Fluminense, Mariana Gomes, escolheu como tema de mestrado as "musas" do "funk carioca", sob o título My pussy é poder – A representação feminina através do funk no Rio de Janeiro: Identidade, feminismo e indústria cultural.

No entanto, o que poucos conseguiram perceber é que o trabalho não é elogioso em relação às chamadas "popozudas", já que o trabalho questiona a aparente "sensualidade" das funqueiras como expressão de feminismo e libertação feminina.

Até mesmo a funqueira Valesca Popozuda, achando se tratar da mesma homenagem feita por formandos da UFF, que a escolheram como patronesse para a cerimônia, havia comentado no Twitter: "Acordei MUITO FELIZ com a melhor notícia de todas!!! Sem palavras!!!".

É como se alguém ficasse feliz recebendo uma carta-bomba. Nem um senador norte-americano que havia recebido uma carta contendo ricina, um tipo de veneno, reagiria dessa maneira. Pois Mariana Gomes, em seu trabalho, não traz comentários positivos à própria Valesca, julgando seu tipo "sensual" bastante perigoso.

"A relação entre feminismo e erotismo é perigosa, inclusive para a Valesca. Ela se diz feminista, mas será que é mesmo? (...) A cantora afirma o corpo como espaço de liberdade, mas ele pode ser uma prisão, neste caso, porque o objetivo é conseguir bens materiais. Não chega a ser uma prostituição, mas é um jogo perigoso", diz a mestranda.

O "funk carioca", que diz lutar pela "ruptura de preconceitos", vive se alimentando de mal-entendidos, o que é uma atitude bastante preconceituosa, por ser uma incompreensão de boatos ou factoides interpretados de forma tendenciosa para a promoção forçada da popularidade do ritmo carioca.

Além do caso acima, outros exemplos desses mal-entendidos podem ser lembrados:

1) Em 2009, a imprensa popularesca, que vive de sensacionalismo e "mundo cão", noticiou que o "funk carioca" teria virado "patrimônio cultural". A notícia é falsa, porque o que o "funk carioca" obteve foi o título de "movimento cultural de caráter popular" obtido não de forma técnica por especialistas do IPHAN (que nem sequer receberam a proposta), mas por parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

2) Durante um ensaio de estúdio, o roqueiro inglês Paul McCartney havia escutado uma música da banda curitibana Bonde do Rolê, que mistura rock com "funk carioca", e perguntou como faria para obter a mesma energia desta banda, talvez levando em conta seu senso de humor. No entanto, a imprensa interpretou mal e disse que Paul estava falando em "bailes funk", e houve quem lhe sugerisse ouvir o "Passinho do Volante".

Portanto, o "funk carioca" é tendencioso, sensacionalista, e vive de jabaculê. O ritmo desenvolveu um grande lobby de intelectuais, celebridades e músicos apoiando. Até mesmo Tom Zé, antes um crítico mordaz da "cultura de massa", andou suavizando no tom e foi apoiar até mesmo o mega "baile funk" anual Rio Parada Funk.

Enquanto isso, nossos ouvidos continuam ameaçados. Houve até um "baile funk" perto de minha casa ontem de madrugada, com sua habitual poluição sonora.

Nenhum comentário: