sexta-feira, 6 de abril de 2012

Uma solução provisória enquanto o trem não retorna


      Enquanto o transporte ferroviario não retorna, eis que existe uma solução provisória e excelente para manter ocupado os milhares de kilômetros de trilhos existentes no nosso país, o ônibus trem. Este veiculo fabricado pela Tectran, em parceria com a encarroçadora Busscar (hoje a beira da falência, lamentavelmente) e a Mercedes Benz, permitiu fabricar e colocar este protótipo para funcionar. O resultado desta experiência foi excelente, o que rendeu até cobertura do Jorna Nacional da Rede Globo. Tal feito ocorreu em 1995. Eu tinha este prospecto que se encontrava num anuncio da revista Techinibus, porém me desfiz da revista e hoje me arrependo por isso. Esta foi a verdadeira fusão ônibus trem de fato. Não se sabe porque este projeto foi abandonado, ainda mais nos tempos de congestionamentos e grandes acidentes automobilisticos. Tal solução hoje poderia ser colocado nos ligeirões do nosso pais (não uso o termo BRT, pois além de ser estrangeirismo, o idioma inglês está sendo utilizado de forma burguês-elitista, o me dá asco), sobretudo nas linhas construidas no Rio de Janeiro pelo prefeito Edumerda Paes, pois além de tornar as viagens mais rápidas e seguras, prepara o trecho para ser transformado em linha de metrô, substituindo os ônibus articulados por composições ferroviarias de forma muito mais facíl, pois o leito e os trilhos ja estariam pronto.
    Neste mesmo texto, também há a solução de um rapaz de Jacareí que adaptou rodas especiais no seu fusca e dessa forma passou a também a trafegar na linha ferrea. E também da mesma experiência feita com uma Land Rover. Todas muito bem sucedidas e provando que é possivel utilizar a linha ferrea para outros fins enquanto os trens de verdade não voltam, evitando o vandalismo e o roubo de trilhos, mantendo a linha conservada e operacional.
    Também é uma excelente solução a ser adotada pela empresa Transurb e pelo incompetente governo do estado do Rio de Janeiro, enquanto os bondes novos não chegam. Resumindo, com este artificio, poderia se resolver por um bom tempo a questão de congestionamentos, acidentes e até mesmo a segurança em termos de violência urbana, pois dificultaria assaltos, pois basta encaixar o ônibus ou caminhão nos trilhos e acelerar e não se preocupar com quase nada, pois não se precisará fazer curvas. Fica a sugestão, aproveitando o Globo Reporter de hoje. E só!

Um comentário:

Anônimo disse...

Tá gostando?