sábado, 1 de setembro de 2012

A falta de professores de ciências exatas

O Bom Dia Brasil de 13 de agosto mostrou uma boa reportagem sobre a falta de professores de ciências exatas nas escolas de ensino médio (física, química, biologia, etc). Isso me fez lembrar que eu mesmo enfrentei esse problema, no Colégio Estadual Visconde de Cairu, no Méier, cidade do Rio de Janeiro. E olha que já faz bastante tempo: foi no ano de 1989, quando cursei o primeiro ano do então 2º grau. O colégio não tinha professor de química para a minha turma, por mais que a diretora pedisse na Secretaria Estadual de Educação o envio de um professor. A então diretora da escola resolveu se desdobrar e, sendo ela licenciada em química, resolveu ela mesma ser a nossa professora naquele ano. Minha turma não enfrentou problema semelhante nos anos seguintes.

É bem provável que várias turmas que chegaram depois no colégio tenham enfrentado a falta de professores em algumas matérias.

Nenhum país pode ser decentemente desenvolvido se não estimula a carreira docente, inclusive nessas matérias de ciências exatas. A falta de professores nessas matérias está na raiz do atraso tecnológico do Brasil.

Um comentário:

MPierre disse...

E, exatamente, as 3 disciplinas têm conteúdo longo ao lado de Matemática.

Pela experiência no MV-1, o ideal seria ter 2 professores. No caso de Física, eu percebi que 1 dando a Mecânica INTEIRA e um outro profissional dando o resto sendo que esse outro profissional lencionaria 2 disciplinas ao mesmo tempo onde uma abordaria eletricidade/magnetismo e a outra disciplina, o resto (Termologia, Ótica Geométrica e Ondulatória).

Infelizmente, a maioria das escolas (incluindo as particulares) tem apenas 1 professor de Física e, pensando comigo mesmo, 21 anos depois, agora, percebi o porquê de um antigo Professor de Física pulou de Capítulo no livro que foi adotado na época o qual eu não vi os capítulos que abordavam "Composição de Movimentos" e "Lançamentos Oblíquo e Horizontal" para ver direto o começo de Dinâmica até a força peso (depois de ter visto MCU e MCUV). Isso foi no final do ano o qual vimos o começo de Dinâmica em Novembro de 1991. Creio que ele pulou esses 2 capítulos porque, na época, não eram cobrados pelos vestibulares do Rio, diferente de São Paulo (FUVEST e cia.) dando a entender que eu vi no extinto "Vestibulando" da TV Cultura, exibido pela antiga TVE-RJ.

Em Química, independente do tal problema que não quero abordar, agora, percebi porque aquela Professora decidiu dar, também, Química Orgânica ao lado de Química Inorgânica em 1991.