segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Desfile das escolas de samba do Rio pode ficar sériamente desfalcado

   Agora pela manhã, os barracões (oficinas) das escolas Grande Rio, Portela, União da Ilha e parte da Vila Isabel estão sendo destruidos por um terrivel incêndio que está atingindo até instalações da Cidade do Samba ja que suas paredes estão caindo. Ha quem diga que foi por causa armazenamento inadequado ou sabotagem. Em ambas as situações como é que não se previnem? Sendo um local onde se trabalha com material altamente inflamavel, como pode não haver uma brigada de incêndio neste local? Como pode não terem construido uma estrutura anti-chamas e com vários sistemas de prevenção anti-incêndio? E no caso de sabotagem, por que tais instalações não são monitoradas por câmeras e por vigilantes em seu interior? E na sua contrução, ha cinco anos atŕas, não se preocuparam com estas questões uma vez que lá se trabalha com materia altamente inflamável e tendo esta questão de rixa entre as escolas? Estas são perguntas a serem respondidas pelas autoridades  municipais pela Liesa que muito se preocupa em proteger seus lideres, mas não se preocupa em proteger as escolas e seus funcionários ao não se previnirem nem na hora da construção destes prédios. Estas são perguntas a serem respondidas. E só!

Grande incêndio atinge quatro barracões na Cidade do Samba

Vicente Almeida e Ramiro Costa - Atualizada às 10h13 | Carnavalesco | 07/02/2011 07h34
Foto: Reprodução de TVA menos de um mês do carnaval, um incêndio de grandes proporções atinge quatro barracões da Cidade do Samba, na Gamboa, na manhã desta segunda-feira. Os barracões da Portela, União da Ilha e Grande Rio foram atingidos, além do barracão da Liesa, onde funciona um restaurante.
A rua principal da Cidade do Samba está fechada e perto das 9h, um pedaço do barracão da Grande Rio desabou. O fogo teria começado por volta das 7h15, no quarto andar do barracão 1, que é da Liesa. Cerca de 90 homens do Corpo de Bombeiros já estão no local para tentar controlar as chamas.
A União da Ilha conseguiu ser rápida e salvou quatro alegorias totalmente prontas. Elas estão no pátio da Cidade do Samba, O presidente Ney Filardi disse que não terá tempo hábil para fazer tudo e pediu mudança no regulamento do Carnaval 2011. - A Liga tem que mudar o regulamento. Não poderemos ter rebaixamento. É humanamente impossível fazer durante para o Carnaval.
Por volta das 10h15, o prefeito Eduardo Paes chegou na Cidade do Samba e já deu sua sugestão para o Carnaval 2011. - Por mim, mas não sou a pessoa responsável pelo julgamento e a prefeitura não tem mais responsabilidade, mas minha sugestão é que nenhuma dessas escolas caia no Carnaval 2011. Elas não vão ter competitividade. Isso é uma opinião como prefeito. A Liesa deve dar a opinião final. Prefiro não ser o julgador do carnaval - disse Eduardo Paes.
* Vídeo: veja imagens do incêndio
O presidente da Portela, Nilo Figueiredo, disse ainda que pelas informações que recebeu ninguém ficou ferido. - O barracão parece que foi todo afetado, mas parece que ninguém ficou ferido - disse. O diretor de carnaval da Portela, Junior Scafura, disse que as alegorias da Portela não foram atingidas com o incêndio na Cidade do Samba. Segundo ele, a agremiação conseguiu salvar algumas alegorias.
* Vídeo: Veja o momento que o teto do barracão da Grande Rio desaba

O presidente da Grande Rio, Helinho de Oliveira, não consegue parar de chorar. Ele já está na Cidade do Samba e está desesperado com o incêndio no barracão da Portela, Grande Rio e União da Ilha. Em conversa com o SRZD-Carnavalesco, ele disse que a escola perdeu três mil fantasias. Muito abalado, o carnavaleco da Grande Rio, Cahe Rodrigues, contou para o SRZD-Carnavalesco como soube do incênio no barracão da escola. - Recebi o "bom dia" da minha mãe me acordando e dizendo que a Cidade do Samba estava pegando fogo. Posso dizer que 98% do trabalho da Grande Rio estava dentro do barracão e foi destruído. Chegar aqui e não pode fazer nada é muito ruim - afirmou Cahe.
* Sidney Rezende: 'Eu defendo a mudança do regulamento por causa do incêndio'

O carnaval da escola de Caxias estava orçado em cerca de R$ 9 milhões. Pelo menos 90% das fantasias estavam prontas e ensacadas. Robson Pantoja, chefe do ateliê da Grande Rio, contou para o SRZD-Carnavalesco os momentos de terror vivido por ele durante o incêndio que atingiu os barracões da escola, além da União da Ilha, Portela e da Liesa. - Estávamos dormindo. Eram dez pessoas. Por volta das 7h, eu ouvi um vizinho gritando fogo. Nos saímos correndo - disse.

O chefe do ateliê da Grande Rio contou que o aderecista da escola, Simon Garcia, de 26 anos, se jogou do quarto andar do barracão. Ele caiu em cima de uma alegoria, teve ferimentos e foi levado para o hospital.
O presidente da Liesa Jorge Castanheira está acompanhando o incêndio na Cidade do Samba em Minas Gerais onde passou o fim de semana para visitar familiares.
Regulamento pode ser alterado
O diretor de carnaval da Liesa, Elmo José dos Santos, conversou com o SRZD-Carnavalesco sobre o incêndio nos barracões da União da Ilha, Portela e Grande Rio, além do barracão 1 da Liesa. - Temos que ver os estragos e aguardar a perícia. Vamos nos reunir com o Conselho Superior da Liesa e com os presidente de todas escolas para ver o que será feito com essas agremiações - disse.
Perguntado sobre uma possível mudança no regulamento do Carnaval 2011 com a possibilidade de nenhuma escola ser rebaixada, Elmo foi rápido: - Tudo pode acontecer. Não vou dizer que vamos mudar o regulamento, mas não descarto.
Barracões vão ser reconstruídos
O prefeito Eduardo Paes anunciou que o trabalho de reconstrução da Cidade do Samba, na Gamboa, já começa nesta semana. Segundo ele, não há nenhuma possibilidade das escolas que foram atingidas pelo incêndio União da Ilha, Grande Rio e Portela deixarem de desfilar, neste Carnaval.

- A preocupação inicial é com as vítimas. A gente espera que as pessoas tenham todas conseguido sair e que ninguém tenha se ferido. Dou garantias que a Cidade do Samba vai ser reconstruída. Não vamos permitir que o espaço seja degradado. Os trabalhos já começam, nesta semana - explicou.
- Não há hipótese das escolas atingidas não desfilarem, Elas estão prejudicadas, mas vão desfilar. A Prefeitura vai dar suporte para todas desfilarem e fazer um Carnaval muito bonito no Rio - completou Paes, em entrevista para o jornal "Bom Dia Brasil", da "Rede Globo", na manhã desta segunda-feira.
Saiba como é a divisão da Cidade do Samba:
1º andar: montagem de alegorias;
2º andar: restaurante e vestiário;
3º andar: administração;
4º andar: ateliê de fantasias e maquinários;"
Fonte: site do Sidney Rezende.
"

Um comentário:

MPierre disse...

Bem, sempre fui contra as viradas de mesa, MAS, o BOM SENSO indica que não deve haver rebaixamento e, com isso, em 2012, teria 13 escolas, entretanto, deveria aproveitar esse fato lamentável para subir 2 escolas tendo novamente 14 escolas descendo 2 e subindo 2 que seria o ideal, mas, cai no campo dos sonhos pessoais.

Veja, diferente do caso da Imperatriz em 1988 que foi uma vergonha na época: uma virada de mesa que foi característico no futebol com a dose dupla do Fluminense em 1997 e em 2000 (fora o Atlético-PR no Campeonato Paranaense de 1968 e a Ponte Preta no Brasileiro-Série B de 1995).