terça-feira, 23 de novembro de 2010

Caos nos transportes de Bangu

      

                                                         O trem que eu estava.
      Hoje, eu embarquei as 16:45 no trem do ramal de Santa Cruz para ir para universidade, porém quando chegou na estação Guilherme da Silveira o trem ficou estacionado na plataforma. O motivo: tiroteiro na estação Senador Camará. Ainda sim o trem seguiu até Bangu. Chegando la, foi anunciado que por tempo indeterminado os trens não mais seguiriam para Santa Cruz e retornariam a Central do Brasil. A partir deste momento o caos se instalou, pois sairam verdadeiros formigueiros humanos da estação em direção ao calçadão em busca de condução para seguirem aos seus destinos. Como vocês verão nas fotos, muita gente viajou pendurada nas portas dos ônibus, muito empurra-empurra e a PM interviu para organizar os passageiros. Eu que ia para faculdade acabei desistindo ja que não havia condução para chegar lá.

     A causa do tiroteio foi por causa de uma ronda que a policia estava fazendo na estação de Senador Camará. Ao passarem pela estação, bandidos armados trocaram tiros com esta ronda. Muitos passageiros tiveram que se deitar no chão para não serem atingido. A consequencia disso é o que vocês estão lendo e vendo agora, ou melhor o reflexo disso.
     Uma coisa que me choucou bastante lá foi ver uma cadeirante tendo que ser transportadas por várias pessoas numa escadaria imensa e cuja a passarela possui um espaço extremamente estreito. Por que fiquei chocado? Fiquei, pois mostra o quanto a Supervia e o governo do estado tratam a população. Enquanto o Metrô está colocando elevadores, banheiros e melhorando os acessos aos deficientes físicos, a Supervia nada faz a não ser roubar o estado quando tira trilhos e AMVs desnecessariamente, quando coloca um trem na estação Maracanã para ser vandalizado de propósito, ou seja, ela só quer receber e não investe um centavo na concessão que possui. Como o governo renova antecipadamente esta concessão com uma empresa tão imcompetente? E quanto aos entusiastas da privatização? Cadê eles? Como sempre ficam com a cara de taxo e vão embora com o rabo entre as pernas.
      Este é o retrato dos transportes da cidade que com a padronização das pinturas dos ônibus só vai piorar. Tudo isso só vai mudar o dia que o povo fazer quebra-quebra, pois nem no voto se pode confiar ja que a urna eletrônica é completamente fraudável e isso ja foi comprovado na prática. Basta ver como o governo trata a estrutura de dados da Receita Federal em relação ao TSE, onde no primeiro se utiliza todas as formas de segurança da informação, enquanto que no segundo é tudo a disquete, na base da malandragem e do ocultismo. Enquanto o povo não fizer quebra-quebra, não invadir a casa dos politicos fazendo justiça com as proprias mãos, isso não vai mudar. Muita gente vai dizer que a educação pode mudar tudo isso, de fato muda, mas com esta estrutura que está ai, quem se beneficia dela jamais vai melhorar a educação ou coisa parecida. Por isso que cito a questão da revolta popular mesmo que não adiante muito, mas pode mudar muita coisa. Pensem nisso! E só!


                                                        Estação de Bangu.


                                                 População perdida e sem rumo.
                                         Tumulto no ponto de ônibus da Avenida Santa Cruz.
                                        Tumulto no ponto de ônibus da Avenida Santa Cruz.

                                                                    Estação lotada.
                                                    Tumulto na Rua Silva Cardoso.

                                             Passageiros pendurados nos ônibus.

                                             A PM tentando organizar os passageiros.
                                                  Tumulto na Silva Cardoso.
Onibus padronizado da Rio Rotas, repesentando a licitação de araque, onde um ônibus velho foi repintado, conforme denuncia do Marcelo Pereira do blog Terminal Laranja.
                                                               Estação lotada.
                                                        E mais tumulto.
                                                    Tumulto no embarque dos ônibus.
                                                     Uma esperança no meio do caus.

                                                       Passageiros pendurados.
                                                                     E mais tumulto.
                                         E fila de embarque até no meio da rua. Um veradeiro caos!

5 comentários:

Anônimo disse...

Me desculpe, mas qual a culpa da pintura nova dos bus? não entendi.

Leonardo Ivo disse...

E a de que num futuro próximo estas cores padronizadas irão confundir as pessoas que poderão pegar ônibus errado. O outro motivo é que em caso de denuncia fica complicado para denunciar uma vez que o nome do suposto consórcio quase não aparece. E ainda tem o fato de que a prefeitura não está fazend campanha para ensinar a população sobre as cores padronizadas se restringindo apenas ao bilhete único e de que a mesma afirmo no RJTV de que não irá fazer camapnha sobre isso e que a população terá que se virar. Por fim, isso só serve para promover a prefeitura e nada mais. Agora tem um detalhe, este ônibus pode até não ter nada a ver neste contexto, mas citei ele para mostrar que caos como o que aconteceu ontem podem se repetir quando todos ônibus ficarem com uma cor só, pois muita gente vai pegar ônibus errado. E claro que não vai ser um tumulto igual ontem, mas vai serigual quando mudou a entrada nos ônibus.

Victor Faria disse...

Hoje não reconheci um 786 que tinha a nova pintura. Acredito que o tempo a gente acostume, só que agora tá muito confuso, pois a maioria dos ônibus ainda não mudou e quando se ve um que mudou, confunde tudo.

Victor Faria disse...

Hoje não reconheci um 786 que tinha a nova pintura. Acredito que o tempo a gente acostume, só que agora tá muito confuso, pois a maioria dos ônibus ainda não mudou e quando se vê um que mudou, confunde tudo.

Leonardo Ivo disse...

Victor,
Você é mais uma pessoa que se confunde com isso. Este é mais um motivo para lhe pedir para participar do abaixo assinado divulgado neste blog, pois não é necessario padronizar as cores dos ônibus para organizar o transporte. Outra, Victor, posso te pedir para divulgar este depoimento seu? Obrigado por participar e um abraço!