quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

E a Tv digital no Brasil e no Rio vai entrando nos lares lentamente


Segundo o site Rio Tv, do qual sou co-editor, a Band está fazendo teste no sistema de multiprogramação e com vias de criar um canal local voltado exclusivamente para o Rio, que nos do Fatos Gerais e do Rio Tv a parabenizamos pelo pioneirismo. Veja a noticia dada no Rio Tv do meu amigo Alexander Sabino:

"Band testa multiprogramação no Rio
Segundo relatos do forum HTForum, a Band estaria efetuando testes no canal secundário 7.2, exibindo imagens da Orla TV, não se sabe ainda o que seria esse Orla TV, mas poderia ser um canal regional, voltado para o Rio de Janeiro.
Segundo relatos também do HTForum, os testes terminaram e o canal 7.2 voltou a exibir imagens da Band em SDWide (480i)"

Enquanto isso a CNT nem sinal de vida. Segundo fontes minhas, eles ja compraram o transmissor digital que se encontra encaixotado la no Sumaré esperando ser instalado, porém por problemas relacionado as antenas e a adminstração la no Paraná ela até agora não foi instalado. Voltando ao assunto da Band, parabenizo não só ela, mas Rede TV! e a Tv BRasil por colocarem o sinal sinal de alta definição disponivel na maioria dos programas e no caso da Band pelo pioneirismo da multiprogramação e da possiblidade de criar um canal dedicado a nossa cidade. Tal pioneirismo lamentávelmente não pode ser dado a Globo e a Record, uma com sede aqui e a outra com uma fortissima base em nossa cidade. No caso da Globo o sinal é até muito bom, mas a maior parte da programação é em SD, ou seja, em baixa definição. Só novelas, fimes e alguns jogos são transmitidos em HDTV. A Record nem isso! E pior demorou um tempão para colocar seu sinal digital no ar. Ja o SBT merece os meus elogios,pois foi a primeira emissora a colocar sinal digital no Mendanha e ainda digitalizou seu sistema de links de transmissão no estado do Rio substituindo o Sumaré como hub de sinal (distribuidor) por sistemas de links dedicados via satélite.
Mesmo com todos estes avanços ainda sim tal expansão tanto aqui no Rio como no Brasil ainda é lenta. Em Brasilia só a Globo, Justiça, Tv Brasil e Record possui canais digitais. Estavam construindo uma torre projetada pelo arqueteto Oscar Niemeier onde se concetraria todas as antenas digitais. Esta torre ficaria em Candangoladia, ao contrario da analógica que fica no Plano Piloto. Diante dos ultimos escandalos ocorrido no governo do GDF não dá para se saber se esta obra irá continuar, mas as emissoras estão fazendo a parte delas instalando os sistemas irradiantes digitias em usas proprias torres.
O que me chama a atenção é o fato de mesmo investindo em equipamentos, as emissoras não estão fazendo uma campanha a favor da Tv digital. Falo isso, dando ênfase a Globo que sempre quando embarca numa nova tecnologia faz questão de promove-la da melhor forma possivel, porém no caso da TV digital não foi visto este interesse por parte da mesma. Nas lojas, eles até mostram como vantágem quando um televisor possui um conversor digital embutido, porém não sabem mostrar as vantagens desta tecnologia para os consumidores, se é que ha vantagem agora. De uma maneira geral, no Brasil todo a Tv digital segue se expandindo lentamente, mas não ha qualquer forma de incentivo nem por parte das emissoras, do governo, dos fabricantes de eletroeletrônicos e mesmo das lojas de eletrodoméstico no intuito de incentivar a população a migrar para TV digital. No caso das lojas de eletrodomésticos os mesmos estã preferindo dar ênfase ao Blue-Ray que foi lançado a pouco mais de dois anos. No caso da Globo, a mesma está investindo e divulgando seus canais a cabo digitais em HD da sua subsidiaria Globosat em detrimento ao seu canal aberto digital. E no caso da industria eletroeletrônica a mesma ainda não abaixou o preço do conversor de forma a torna-lo disponivel a população. A unica esperação de expansão macissa da Tv digital poderá ser ano que vem na Copa do Mundo de 2010 embora ainda sim os entes que citei nem utilizam tais pretextos para promover a Tv digital. Deste jeito vai chegar em 2016 e poderá haver uma grande possibilidade de pelo menso 80% da população ainda esta assistindo programação analógica em suas casa caso o estes entes nada ou pouco façam para mudar este quadro. Caso isso aconteça, ou eles irão prorrogar este prazo, ou irão tirar o sinal na marra como foi feito nos EUA onde milhões de pssoas ficaram sem sinal analógico 15 anos depois de lançada a Tv dgital por lá. De qualquer forma me estranha a lenta expansão desta nova tecnologia que se bem aproveitada poderá gerar empregos para muita gente assim como qualidade de imagem em nossos televisores. Enquanto isso o Radio digital até agora não foic definido a sua tecnologia estando na estaca zero suas negociações e pesquisas.Por hora iremos aguadar os acontecimentos de ambos. E só

Nenhum comentário: