domingo, 31 de maio de 2009

Fotos do protesto pelo fim da Antena 1

A locutora Raquel Ricardo.

Os links da radio.
Ernesto Pina
A locutora Isabela Quadros.
Um participaante vindo de Nova Iguaçu.
Marcelo Delfino do site Tributo
Marcelo Delfino outro vez.
A locutora Isabela de novo!


O protesto.
A Radio.






O protesto.
Conforme prometi, estive no protesto organizado pelo Marcelo do Tributo e pelo Ernesto Costa Pina. Foi muito emocionante o protesto, com a participação da inesquecivel Raquel Ricardo e da Isabela Quadros. Confira as fotos e os videos! video video

Em meia a tanta desgraça uma luz!

A boa noticia que tenho e que a mesma familia imperial que nos deu dois imperadores e a independencia de nosso pais, acabou de aumentar a potencia da radio Tribuna. Apartir de agora ja é possivel ouvir a Tribuna FM até no centro do Rio. Ainda não é uma potencia igual a da Melodia, mas estão chegando. Falo isso, pois com o fim da Antena, a princiio ficariamos restrito só a MPB, Paradiso e JB, mais com o aumento de potencia da Tribuna as coisas melhoram bastante.Quando me refiro a familia imperia Orleans e Bragança, é porque eles são donos da Radio Tribuna de Petropolis, e por conta disso que é que eu faço este elogio a eles, pincipamlente por colocarem uma ótima programação na radio e de não se renderem a arrendamentos e progras popularescos.
Isso Porque a programação dela é muito alternativa tendo rock, passando ao Heavy Metal, até ao dance. Estou falando isso, pois vi que seu sinal que antes era dificil de ser captado agora ja se tornou captavel mesmo com radio pirata em cima, como acontece em Realengo, pro exemplo. E mais ao contrario da Melodia que tem uma execelente potencia de sinal, pórem um com uma qualidade de som péssima, a Tribuna transmite seu sinal com execelente qualidade de audio.
Apesar disso tudo quero deixar claro que nada disso tirará meu apoio a causa Antena 1. Hoje é seu ultimo dia e assim como eu, varios vizinhos meus estão ouvindo-a hojes em seu ultimo dia, pois amanhã não iremos mais ouvir em 103,7,infelizmente. Apoio o protesto que será realizado hoje as 14h na porta da radio. De qualquer forma, voltando o assunto Tribuna,ouçam e confira a Tribuna 88,5 Mhz, Vale a pena!

sábado, 23 de maio de 2009

Fim da Antena 1 parte II

Essa a gente não esperava, a Super Radio Tupi foi quem arrendou a Antena 1. E de que forma? Ela irá para os 96,5, hoje ocupado pela Nativa, enquanto que esta ultima irá para os 103,7. A Radio Tupi apartri do dia 1 de junho estará transmitindo em AM e FM tal qual faz a CBN ha 5 anos quando tirou a Globo Fm do ar. Enquanto isso a Radio Globo ao mesmo tempo que tenta sensibilizar e confortar seus funcionário, ela também quer um canal em Fm para poder fazer o mesmo que faz com sua CBN e agora a Tupi. Especula-se que para isso alguma das radio adultas ainda em atividade saiam do ar, o que é uma pena.
Agora vamos la, por que os Diarios Associados ao inves de arrendarem 103,7 não tentaram arrendar, por exemplo os 104,5. Eu sei que a IURD é osso duro de roer eles não largam o que alugam tão facilmente de jeito nenhum. Vide o caso do teatro Thereza Rachel, em Copacabana, em que dona e atriz de nome homônimo ao teatro quiz tomar varias vezes de volta o teatro e a IURD sempre a enrolava para devolver, seja por meio de desculpas, ou mesmo por um lado que pode ser muito bom ou ruim, aumentando por conta própria o valor do aluguel pago Thereza. Ai que não teve jeito e eles tiveram que devolver o teatro para ela, pois a mesma o queria de volta, e atualmente, pelo menos por enquanto ele está inativo.Faço esta critica, pois não entendo por que a IURD tem duas radios uma do lado da outra, sendo que a Aleluia 105 é a mais ouvida enquanto que a outra esta'no ultimo ranking de audiencia e retransmite metade da programação e o resto é proramação da igreja. Por que ao invez disso eles não trazem a radio Record de São Paulo para cá e não transmistem de forma simultanea nos 990 Am e nos 104,5? E eu ja tenho até sugestão de apresentadores para ela, o Wagner Montes poderia fazer a programação de 6h as 9h, enquanto que o Wiliam Travassos faria de 9H as 12H, incluido ai um bloco de debates,nos moldes do finado programa do saudoso Haroldo de Andrade, o que acham?
Outra agora no campo da Tv seria no caso dos Diarios voltarem com a Tupi.Ha um anseio da população por isso, estamos carentes de uma boa programação na Tv, isso eles sabiam fazer, não sei agora depois de quase 30 anos fora do ar. Mais proponho a um desafio: comprar a CNT ou a Rede TV!.Esta ultima está em sérias dificuldades, seja por problemas financeiros seus, ou mesmo por problemas advindos da extinta TV Manchete. Mais acredito que com eles a coisa será diferente, desde que eles entrem num acordo com os funcionários da finada emissora(Manchete) no intuito de readmitir estes funcionarios ou parte deles na futura Tupi e no pagamento das indenizações daqueles que ficarem de fora, fazer uma permuta com o SBT no intuito de este ir para o canal 9 paulista, enquanto a Tupi reocuparia o 4, através da venda da Tv Alterosa de Minas ao primeiro. Faria a cabeça de rede no Rio, mas tendo uma filial de peso me Sampa, tal qual faz a Globo e a extinta Manchete e como faz a Record, mais de forma inversa. Isso com certesa seria extremamente bem visto pelo mercado publicitário, pela imprensa, e principalmente pelos telespectadores, pois a programação da Rede TV! é a mais sofrivel da tv brasileira, sendo pior que a CNT, por exemplo.
Portanto é uma pena uma radio tão boa como a Antena 1 sair do ar, sendo que temos teremos tão poucas opções no dial e que mesmo assim estão com risco de acabar.Enquanto isso radios podres como a FM O Dia, Melodia, Nossa Radio e Gospel estão ai e no caso da Melodia, por que ninguem vai la e faz uma oferta bem gorda para o Francisco Silva e não compra essa radio? O mesmo eu digo a Gigi Carvalho da FM O Dia? Vale lembra que esta ultima tirou do ar uma radio lendária e de referência de muitos ouvintes da decada de 90: RPC FM. E que quando isso aconteceu foi exaustivamente lamentado pelos seus ouvintes, ja que entrou um verdadeiro esgoto nessa frequencia, em detrimento da qualidade.
A antena 1 estará na internet da mesma forma que a Cidade, Globo FM e outras que sairam do FM. Esse é o caminho natural delas enquanto o padrão digital de radio não for definido. Pode ser que um dia a internet móvel esteja tão popular quanto um MP3 player ou um radinho de pilha. Se isso acontecer, será a salvação destas radios exiladas que obviamante terão audiencia expressiva, como é o caso da Cidade Web Rock.Tal fato ainda via demorarmuito tempo para acontecer, pois nem a banda larga simples é popular as massas, pois seu custo ainda é alto. De qualquer forma só cabe a nos lamentar e se for possivel participar do protesto organizado pelo site Tributo na porta da Radio Antena 1, na Urca. Nos do Fatos Gerais apoiamos esta manifestação que ocorrerá no dia 31 próximo. O dial do Rio está em coma e precisa de ajuda.

domingo, 17 de maio de 2009

Sobre o fim da Radio Antena 1 Rio.

Segundo foi divulgado na midia especializada em radio, a tradicional Radio Antena 1 Rio (razão social Radio Lite FM LTDA), deixará de existir apartir do dia primeiro de junho para dar lugar a uma radio sertaneja do Grupo paulista CBS, cujo o nome é razão de disputa entre eles e os Diarios Associados. Trata-se da Tupi Fm de São Paulo. este grupo arrendou os 103,7 juntos ao empresário Paulo Roberto Maia Rosa e sua esposa, Rosa Maria Maia G Rosa, donos da Radio Antena 1 Rio. Este arrendamento terá duração de 6 anos prorrogaveis para mais 6. Será uma pena esta radio acabar, pois esta radio é a mais tradicional do Rio e fez parte da minha e de milhões de pessoaas que ouvem ou ja ouviram esta radio. È uma das melhores radio que ja teve no Rio e com uma programação estavel a mais de 20 anos.E uma pena ver uma história tão bonita como da Antena 1 acabar deste jeito, chega a ser pior do que o fim da Radio Cidade, pois vai dar lugar a um ritmo que os cariocas praticamente não curtem como musica sertaneja, e pior na mão de um grupo de comunicação que é inconstante no que se refere a programação de radio. Neste contexto tanto o lado da Antena 1 Quanto da CBS erram, pois não consultaram seus verdadeiros patrões: os ouvintes.
Em cima disso é que estou solidario com movimento organizado pelo Marcelo Defino e pela jornalista Monica Sampaio que pretendem reunir um grupo de manifestantes na porta da radio, Rua Cândido Graffeê, na Urca. Isso porque o se tem feito com as concessões de radio é uma verdadeira vergonha. Os detentores destas concessões tem tratado estas concessões como se fossem de sua propriedade, quando na verdade elas pertencem a União e principalmente a população. Depois estes mesmos individuos querem combater rádios piratas, mas não são competentes de gerir e manter uma emissora no ar e ai o que fazem? Alugam um canal que não lhes pertencem.
Quem perde com isso:ouvintes e profissionais de radio. Perde o ouvinte, pois na maioria das vezes que aluga estas frequencias ou quer ter lucro a qualquer preço e ai põe programação de péssima qualidade(salvo algumas excessões) ou lideres religiosos, em geral evangélicos, alugam estes canais para poder fazer seus atos proselititas e explorar politica economicamente seus fieis. Diante disso, proponho que deveria haver uma CPI no Congresso Nacional para apurar esta farra que ha nas concessões de radio e tv. Sei que é quase impossivel acontece, mas enquanto há vida há esperança e um dia ela virá. O que não pode é ver radio maravilhosas como a Antena1, Cidade, Alvorada (cujo o seu fim eu lamentei muito), acabarem desta forma. Temos de lutar como contribuite e ouvinte para que essa farra acabe. Até porque como ja disse aqui o que vivemos o sistema individualista de mercado onde vale a lei do mais forte independente de se ter dinheiro ou não. Fala se em lucro, mas na prática até este é esquecido, pois se realmente ele fosse de fato priorizado, talves a distribuição de renda fosse até melhor, ja que cada individuo seria encarado como consumidor em potencial e no final todos teoricamente ganhariam, mas na pratica isso não acontece.
E é por isso que eu apoio esta empreitada do Tributo ao Radio do Rio de Janeiro e da Monica Sampaio, pois não posso ver a minha história e de milhoes de cariocas acabar desta forma. Porttanto do Fatos Gerais, vocês terão todo meu apoio e se ou tiver tempo eu também estarei la. E só.

http://www.monica-sampaio.blogspot.com/ _ Monica Sampaio
www.radiorj.com.br - Tributo Ao Radio Do Rio de Janeiro

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Grupo Aguia Branca compra o prédio da Manchete.




O Grupo Aguia Branca, através de sua subsidiária Vix Logistica, comprou o prédio da Manchete neste ultimo leilão realizado no dia 12 de maio de 2009, as 15:00. Ele deu R$6500000,00 pelo prédio, que foi considerado alto pelos ex-funcionarios da Manchete que ficaram muito felizes. O mais importante nisso tudo é que finalmente uma empresa com dinheiro e fé pública foi que comprou este prédio, pois a anterior a CredCheque, ninguem sequer sabia de onde ela era o e que fazia, e ainda deu um lance muito alto numa época de crise que foi em outubro do ano passado. Tanto é que Caixa e IBGE que iam participar do leilão sairam fora, pois o leilão havia sido realizado, tendo duas semanas apos o estouro da crise ecomominca do ano passado. Vale frisar que a Credcheque acabou não honrando o valor. A Universo por suavez tentou ficar através de um valor abaixo de mercado, oferecido em leilão e na base do uso capião, não deu certo felizmente. Gostária que tivesse a Globo ou mesmo Eike Batista tivessem arrematado o prédio, mas só fato de ser um grupo com dinheiro e conhecido como o Aguia Branca, que são donos da Viação Aguia Banca, companhia aérea Trip e da Viação Salutáris, isso por si ja conforta a estes funcionarios que agora vão receber seus direitos apos dez anos de luta.Desejo parabens ao Gurpo Aguia Branca e oas ex-funcionarios pelo negócio realizado e pela possibilidade de finalmente receber oque lhe eram devido! Parabens aos dois!